
Está na altura de irmos guardando as roupas de inverno, pois o tempo está muito mais agradável e a primavera já se faz anunciar.
Para além de aproveitar a mudança de estação para as habituais "trocas" de roupa, não se esqueça também de se desfazer das peças que já não usa. Agora, conheça as sete regras que deve seguir durante as arrumações do seu guarda-roupa dos tempos frios.
1. Só guardar roupa limpa
Convém lavar a roupa que já foi usada e mandar os casacos de inverno à lavandaria antes de os guardar durante vários meses até voltarem a ser usados.
2. Esvaziar os bolsosFaça uma vistoria aos bolsos dos casacos, calças, blusões, vestidos e saias. Há casos em que nos podemos encontrar, por exemplo, uma esferográfica, um rebuçado, uma pastilha elástica ou um creme de mãos. Se não forem retirados a tempo, podem estragar a peça de roupa.
3. Sacos de vácuo São uma boa solução para quem precisa de ganhar espaço. Além disso, são ideias para proteger as peças mais sensíveis do nosso guarda-roupa. Também podem ser usados com certos acessórios.
4. Papel de seda
Perfeito para embrulhar peças de caxemira, organza, pele e seda. Use também este papel para proteger botões, aplicações metálicas, rendas e bordados. Os sacos de algodão são uma boa alternativa ao papel de seda.
5. Protetores de calçado
Para evitar que botas e sapatos de inverno se estraguem durante o tempo em que estão guardados, recorra a estiradores. Pode encher o cano das botas e os próprios sapatos com folhas de jornal para que a pele se mantenha direita. O calçado deve ser guardado nas caixas originais ou em sacos de tecido.
6. Condições de arrumação
A roupa e os acessórios devem ser guardados num lugar escuro, seco, limpo e fresco.
7. Bolsas aromáticos
Devem ser usadas bolsas aromáticas, especialmente as que têm a capacidade de manter as traças bem ao longe.