'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Planeta

Gigantes da Disney ameaçados com processo multimilionário por causa de 'Vaiana'

Os dois filmes estão a ser alvo de uma acusação de plágio por um animador que garante ter escrito argumentos "iguais" há 25 anos.
16 de janeiro de 2025 às 18:58
vaiana
vaiana

A Disney está a enfrentar um processo multimilionário por alegado plágio dos filmes 'Vaiana' e 'Vaiana 2'.

O animador Buck Woodall acusa a empresa norte-americana de ter copiado partes de um guião que escreveu no início dos anos 2000 intitulado 'Bucky'.

O processo deu entrada num tribunal da Califórnia na última sexta-feira e Woodall está a exigir uma indemnização de quase 10 mil milhões de euros.

Woodall garante que discutiu o seu argumento em 2003 com Jenny Marchick, que era na altura diretora na produtora Mandeville Films e que Woodall acusa de ter um acordo com a Disney, a quem daria acesso prioritário a novos projetos.

O animador diz que as semelhanças de 'Vaiana' e 'Bucky' "não podem ser consideradas acidentais", entre as quais o enredo sobre dois adolescentes que embarcam numa viagem pelas águas da Polinésia para salvar o seu povo, a existência de um colar simbólico e de uma personagem principal que encontra um 'semideus' adornado com um gancho gigante e tatuagens.

Woodall já tinha tentado processar a Disney devido ao primeiro filme da 'saga', mas o juiz considerou que já tinha passado demasiado tempo desde a estreia. Agora, com o lançamento de 'Vaiana 2', o animador voltou ao 'ataque'.

Ron Clements, co-diretor de 'Vaiana', negou todas as acusações.

"[O filme] Vaiana não foi inspirado ou baseado de forma alguma em Woodall ou no seu projeto 'Bucky', do qual tive conhecimento pela primeira vez depois de esta ação judicial ter sido apresentada", afirmou.

você vai gostar de...


Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável