'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Planeta

Prigozhin estava na lista de passageiros de avião que caiu na Rússia

Líder do grupo Wagner estaria na aeronave privada que caiu matando os 10 ocupantes.
23 de agosto de 2023 às 18:59

O líder do grupo Wagner poderá estar entre as vítimas da queda de um avião, esta quarta-feira, perto de Moscovo. Segundo a Aviação Civil russa, Yevgeny Prigozhin constava da lista de passageiros.

O avião despenhou-se na região de Tver. Segundo a agência de notícias russa TASS, que cita o Ministério da Proteção Civil o "avião Embraer estava a voar de Sheremetyevo para São Petersburgo. Havia três pilotos e sete passageiros a bordo. Todos morreram".

Os serviços de emergência indicaram à TASS que quatro dos corpos já tinham sido recuperados. O avião terá ficado completamente carbonizado. Aeronave tinha descolado menos de uma hora antes do acidente.

Antes da confirmação oficial, um canal de Telegram ligado ao grupo Wagner terá publicado a indicação de que o avião tinha sido abatido pelas defesas aéreas russas, refere a BBC.

Yevgeny Prigozhin era o líder do grupo paramilitar Wagner, que em junho liderou uma rebelião armada onde pedia a demissão do ministro da Defesa e do Chefe de Estado Maior do Exército russo, a quem culpava pela falta de apoio e comando na Ucrânia. A rebelião acabaria por ser travada e Prigozhin afastado da frente de combate, tendo-lhe sido dado exílio na Bielorrússia.

Antes deste incidente, era um dos homens mais próximos do presidente russo, sendo mesmo conhecido como 'o cozinheiro de Putin'.

Em atualização

você vai gostar de...


Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável