
As filhas da rainha Letizia e do rei Felipe VI, Leonor e Sofia, ainda não têm um ordenado oficial que apareça nas contas do Orçamento Geral do Estado espanhol, mas têm mesada dos pais.
De acordo com a revista 'Lecturas', há quatro anos as duas jovens recebiam dos pais 30 euros por semana, o que equivale a 120 euros por mês, para despesas pessoais. Não se sabe se este valor se este valor já aumentou ou se permanece o mesmo.
Felipe VI e Letizia pagam os estudos das filhas e todas as outras despesas relacionadas com as jovens, e isso o rei e a rainha fizeram questão de sublinhar no comunicado oficial em que revelaram que Sofia vai estudar no País de Gales, em setembro, no mesmo colégio em que está a sua irmã mais velha.
Já Leonor, que vai fazer 18 anos em outubro, está quase a regressar à Zarzuela para dar início à formação universitária e à formação militar. Por ser maior de idade, é possível que os seus compromissos de herdeira do trono aumentem e passe a receber um ordenado, como os seus pais.
Qual é o ordenado de Felipe VI, Letizia e da rainha emérita Sofia?
De acordo com a revista 'Lecturas', as três principais figuras da casa real espanhola, Felipe VI, Letizia e a rainha emérita Sofia, tiveram aumentos de ordenados este ano.
O rei de Espanha recebeu um aumento de 10.360 euros, passando a ganhar este ano 269.296 euros brutos, que serão divididos por 12 meses em prestações de 22.442 euros.
A rainha recebe mais 5.703 euros, passando a 148.105 euros brutos (12.342 euros por mês). E a mulher de Juan Carlos, Sofia, teve um aumento de 4.661 euros, passando a ganhar 121.186 euros brutos (10.098 euros por mês).