
Qual será o futuro de Camilla Parker-Bowles se Carlos III morrer antes dela? Manter-se-á como rainha? Subirá ao trono e será uma rainha reinante? Muitas questões que se levantam desde que o palácio de Buckingham revelou através de um comunicado que o monarca está a enfrentar um diagnóstico que ninguém quer receber: cancro!
O que acontecerá à rainha caso Carlos não resista à doença? Camilla, apesar de ter perdido o título de "consorte" na verdade esse é o seu verdadeiro papel. Ela nada tem a ver com a soberania de Carlos III, não detém poderes políticos nem militares. Por isso, não tem qualquer hipótese de se tornar rainha reinante. O acesso ao trono só pode ser feito por membros da família real nascidos na linha direta de sucessão (filhos de um rei ou de uma rainha reinante).
Manteria o título de rainha, mas passaria a ser tratada por rainha-viúva [dowager queen]. Este é o termo oficial para a viúva de um rei e significa que Camilla ainda manteria a importância de seu antigo título mesmo no reinado de William onde Kate, essa sim, passará a ser a rainha de Inglaterra [na posição de consorte].
Ficando viúva será dada a hipótese a Camilla de manter um papel ativo na família real, dado que nada tem a ver com os Windsor? Caberá a William, em última instância, decidir qual o papel que a madrasta terá, ou não, na família real. Camilla iria querer retirar-se. Sair de cena! Highgrove House, umas das residências privadas de que Carlos mais gosta, poderá ser o refúgio ideal para a ela.Ali, terá todas as condições para levar uma vida discreta e pacata.
Ela sempre sonhou com uma reforma dourada, pelo menos anseia com uma progressiva diminuição das suas responsabilidades reais. Só que com a doença de Carlos isso é, para já, impossível. Pelo contrário, as suas obrigações têm sido reforçadas. E isso poderá permanecer caso sobreviva a Carlos e William assim o entender. Portanto, o seu futuro poderá vir a estar nas mãos do seu enteado.