Oriundo de uma família abastada, Balsemão enfatizou, ao longo da sua vida, a importância de não viver à sombra da herança familiar, mas sim de construir o seu próprio caminho e mérito.
A PJ apurou que Ana Anes queria obrigar o criminologista a passar uma casa na Costa de Caparica para o seu nome para poder lucrar com a sua venda. A sexóloga e escritora não tinha trabalho, mas mostrava-se constantemente a viajar pela Europa nas redes sociais.
A expressão foi da própria viúva de Francisco Pinto Balsemão, que é agora o principal pilar da família e fonte de inspiração para os filhos e os netos e com um papel importante nos negócios herdados do marido.
Depois de vários anos na Adelaide Cottage, família deixa moradia, que já não se coadunava com o estatuto de futuro rei de William. Ao fazê-lo, põem ordem na hierarquia da Coroa, num claro aviso ao príncipe André de que não haverá contemplações a seu respeito quando o trono mudar de mãos.
Luís Filipe Vieira admite que a sua saída do Benfica, em 2021, coincidiu com uma série de momentos pessoais dramáticos e o levou a uma enorme depressão. Quatro anos depois, está de volta, numa decisão tomada a solo, até porque para a companheira a recandidatura era um cenário fora da equação. "Quem sofreu tudo o que nós sofremos, logicamente que nunca mais queria sequer pensar em ouvir falar de Benfica."
Chegou à Impresa com 29 anos, mas quando, após a saída de Pedro Norton, decidiu candidatar-se ao cargo de CEO, admite que o pai, Francisco Pinto Balsemão, não entrou em euforias. "Chutou um bocado para canto", contaria Francisco Pedro, o mais novo de cinco irmãos, que cresceu entre o peso de "ser filho de" e o desejo de trilhar o seu próprio caminho. Tímido, admite que tinha pavor de falar em público, mas que herdou da mãe a teimosia que tantas vezes o fez dar o passo em frente. Com os quatro irmãos – de três diferentes relacionamentos do pai – diz ter atingido a harmonia familiar. "Podíamos não nos dar, andarmos aqui à cabeçada, mas damo-nos todos muito bem."
A derradeira despedida a Francisco Pinto Balsemão aconteceu esta quinta-feira, 23 de outubro, na igreja do Mosteiro dos Jerónimos, numa verdadeira celebração do homem que foi o antigo primeiro-ministro e fundador do 'Expresso' e da SIC.
Com a família na primeira linha, as despedidas a Francisco Pinto Balsemão contaram com as presenças de Presidentes, primeiro-ministro, líderes políticos, gente da cultura e muitos amigos.
Se na reta final da vida lhe conhecemos um amor sereno, com Tita, a mulher que esteve incondicionalmente ao seu lado, na fase áurea de Francisco Pinto Balsemão, a vida sentimental foi marcada por grandes turbulências. O primeiro casamento acabou entre traições, com o nascimento de um filho fora do casamento, que culminou num divórcio polémico e magoado. Seria apenas muito depois da batalha judicial que o fundador da SIC aceitaria reconhecer Francisco, o terceiro dos cinco filhos que, a par com a mulher, completa o leque dos seus legítimos herdeiros.