'
The Mag - The Daily Magazine by FLASH!

A era empoderada de Maria Botelho Moniz: confiante, apaixonada e sem medo das críticas! Como ela se reergueu das dores do passado

Para a apresentadora de 'Big Brother - All Stars', a vida nem sempre foi branda. Se profissionalmente teve de ir à luta para conquistar o seu lugar, a nível pessoal passou por duras perdas, que a deixaram sem chão. Hoje com a vida que um dia terá imaginado não ser para ela, mostra que é sempre possível cair e começar de novo.
Rute Lourenço
Maria Botelho Moniz
Maria Botelho Moniz Foto: Instagram

É talvez por a vida já a ter colocado à prova por diversas vezes que Maria Botelho Moniz terá adquirido uma consciência em relação a um sem número de coisas: que o sucesso não acontece de um dia para o outro - e pode até demorar muito - e que, por vezes, mesmo quando estás lá em cima te podem puxar o tapete, que te podes preparar para as críticas e ainda assim estas continuarem a ferir. E que a vida pode distribuir os azares aleatoriamente, mas que tu não estás imune. A apresentadora tinha apenas 29 anos quando perdeu o namorado, Salvador, num acidente, numa tragédia que marcaria, para sempre, a forma como se relacionaria consigo própria e com os outros.

Principalmente em relação a si própria. Por exemplo, durante as muitas vezes em que o seu peso era assunto de debate público, poucos saberiam que a comida serviu de refúgio à apresentadora nos períodos mais dolorosos, que foi também terapia para o seu luto. E que mesmo quando já estava bem, pode não ser tão fácil quanto isso regressar à imagem que se idealizou. O que foi o que aconteceu numa fase em que estava feliz e serena a viver a sua nova relação.

Apaixonada por Pedro Bianchi Prata, a estrela da TVI teve de se submeter a tratamentos de fertilidade para concretizar o sonho de ser mãe, o que acabou por impactar diretamente a parte física. "Eu já vinha, por algum stress e trauma, com um peso a mais. Tive perdas muito grandes na minha vida e o refúgio sempre foi o açúcar. E depois o stress não ajuda. Os tratamentos incham muito, no meu caso teve de me ser induzida uma menopausa, são bombas e bombas de hormonas que são injetadas para o teu corpo diariamente", contou, recentemente, em entrevista à Antena 3, acrescentando que agora que o filho, Vicente, já tem dois anos, decidiu cuidar com mais calma de si, numa imagem renovada que lhe tem valido muitos elogios, numa altura em que surge com confiança nos ecrãs, naquela que muitos apontam ser a sua era mais empoderada.

Ainda que esse seja um tema secundário na sua vida.  Aos 42 anos, Maria questiona-se quando é que o peso vai deixar de ser notícia, especialmente depois de já ter sido beliscada em relação a esse assunto no passado. E sobretudo porque haverá muito mais a dizer sobre si num momento em que atravessa uma das suas fases mais felizes: apaixonada e a apresentar os programas com que sempre sonhou.

O COMPANHEIRO QUE ESTÁ SEMPRE LÁ

Se a determinado momento da vida, Maria terá achado que o amor não seria algo que voltaria a viver, conhecer e apaixonar-se por Pedro Bianchi Prata terá sido a constatação das surpresas que esta lhe pode reservar. Noivos e com o bebé com que tanto sonharam, os dois são o espelho da união, uma vez que o piloto não podia ser um companheiro mais orgulhoso.

Ainda antes da estreia do 'Big Brother - All Stars', no último domingo, escreveu um longo texto nas redes sociais, em que enalteceu a entrega de Maria ao trabalho, sem nunca deixar de ser a mãe presente para o filho. "Durante os últimos dois meses e meio, apresentou o Big Brother Verão e, ao mesmo tempo, preparou o Big Brother All Stars. Trabalhou de segunda a sexta-feira, chegando todos os dias a casa por volta das 23h30. Descansava ao sábado e, ao domingo, apresentava as galas. Na sexta-feira terminou uma etapa e hoje começa outra, agora, com mais quatro meses deste ritmo pela frente. A Maria é uma lutadora. Uma mulher incrivelmente trabalhadora e dedicada, tanto à sua profissão como à nossa família. Por mais cansada que estivesse, nunca deixou de levar o Vicente à escola de manhã, de lhe dar mimo, de estar preocupada com ele e de ter sempre energia para brincar", escreveu, sem esconder o quanto se sente orgulhoso. "Tenho muito orgulho em ti, meu amor. Continua a brilhar, como fazes todos os dias".

Pedida em casamento no cenário de sonho das Maldivas, a apresentadora admite que, depois do entusiasmo inicial em relação ao tema, começou a idealizar uma coisa mais pequena - "Acho que nós somos meninos para um dia aparecer casados [...] e fomos só os dois, as nossas mães e os irmãos" - em relação ao qual tem uma grande tristeza, o facto de não ter o pai para a conduzir até ao marido. "O meu pai nunca ter conhecido o meu filho é uma coisa que mexe aqui dentro, assim como o facto de que o meu pai nunca me vai levar até ao Pedro. Nos momentos importantes a cabeça vai até ao meu pai", diz com saudade mas apaziguada em relação ao processo de luto.

A GARRA DE MARIA

Quando se declara a Maria pela sua resiliência, Pedro Bianchi Prata fá-lo com total conhecimento de causa, pois acompanha a parceira agora, no melhor, mas já teve a seu lado quando esta enfrentou a pior das injustiças. Tinha acabado de ser mãe, vivia o sonho há muito desejado da maternidade e preparava-se para conjugar este estado de espírito com o regresso aos ecrãs, no 'Dois às 10'. Só que, por decisão de José Eduardo Moniz, já não teria o formato à sua espera, sendo substituída por Cristina Ferreira.

"Foi um golpe duro, porque estava mesmo à espera de voltar. Estava ansiosa por este regresso. Por voltar àquelas pessoas que me viam todos os dias, que acompanharam a gravidez toda. De chegar e ter o Cláudio a receber-me, de ter as pessoas a quererem saber do Vicente. Naquele que era o meu cantinho feliz com o Cláudio", disse Maria Botelho Moniz, em conversa com Cristina Ferreira, admitindo que esses foram tempos carregados de muito sofrimento profissional. "Chorei muito. Chorei todos os dias, durante meses. Acordava, a meio da noite, angustiada. Ia para a sala, chorava, chorava, chorava e pensava: ‘O que é que eu fiz? Fiz alguma coisa errada?’. Depois, cai a ficha. É assim."

Ainda assim, e ultrapassado o choque inicial, não se deixaria abater, trabalhando para se tornar insubstituível na condução dos reality shows. Hoje, chegou onde lutou para estar.

Saber mais sobre

você vai gostar de...


FLASH! The Mag


Todas as Sextas - Feiras, o novo Magazine Semanal com assinatura FLASH!