
Sabia que, depois de um banho relaxante, Isabel Preysler passa azeite em todo o corpo e deixa que este o absorva para hidratar a pele? Ou que o primeiro encontro da espanhola com o Prémio Nobel da literatura, Mario Vargas Llosa, correu tão mal que ele esteve quase a desistir? São pequenos segredos da mulher mais famosa do país vizinho que vêm agora à tona no reality show ‘La Marquesa’.
O documentário não é propriamente sobre a ex-companheira de Julio Iglesias, conhecida em Espanha como a Rainha ‘del Corazón’, mas sim sobre uma das filhas, Tamara Falcó – em comum com o segundo marido, Carlos Falcó. No entanto, ao longo dos seis episódios é inevitável que a influencer e também chef de cozinha desvende alguns segredos da famosa que mais capas fez da revista ‘Hola’ e que aos 71 anos continua a ser um ícone de beleza e um fenómeno de popularidade aqui ao lado, e não só. "A minha mãe é impassível. Nunca se sabe o que está a pensar", revela Tamara, acrescentando que, por vezes, a mãe é tão misteriosa para si como para o comum dos mortais. E foi precisamente esse mistério que foi aguçando a curiosidade dos espanhóis sobre a vida de Isabel, que foi de sucesso por um mero acaso.
DE CASTIGO PARA ESPANHA
Nascida nas Filipinas, Isabel foi parar a Madrid, aos 17 anos, enviada pelos pais, que queriam afastá-la de um namoro que não consideravam conveniente. Ora, foi precisamente essa mudança que lhe abriu portas ao romance que a tornaria famosa em Espanha e um pouco por todo o mundo. A morar em casa dos tios, com uma posição de destaque, a jovem viu abrirem-se as portas das festas da alta-sociedade, onde viria a conhecer o primeiro dos seus três maridos: o popular cantor Julio Iglesias.
A paixão foi arrebatadora e levou a que os dois se casassem poucos meses depois de terem começado a namorar, em 1971. Na altura, Isabel já estava grávida da primeira filha, Chábeli, que viria a nascer no Estoril. Depois disso, tiveram mais dois filhos: Julio José e Enrique, mas o casamento acabou por não resistir às infidelidades do cantor romântico.
Mas Isabel não fechou portas ao amor… nem à popularidade e casou-se mais duas vezes: primeiro com Carlos Falcó, marquês de Grinhon, com quem teve uma filha, Tamara – que agora é estrela da Netflix – e também Miguel Boyer, que chegou a ser ministro da Economia. Os dois tiveram uma filha, Ana. Histórias de amor seguidas a par e passo pelas revistas espanholas, que têm em Isabel um dos seus "alvos" preferidos. Todos querem saber os segredos da sua eterna beleza e juventude e dos milhões que conquista, embora ela se defina como uma mulher simples, não muito inteligente, dona de casa e apaixonada pelos filhos. Basicamente, uma mulher a quem o amor e a sorte colocaram no centro do furacão.
A sua vida é tão "simples" que atualmente, divide a vida sentimental com o Prémio Nobel da Literatura Mario Vargas Llosa, apesar de o primeiro encontro não ter sido assim tão prometedor, e tudo por causa da fobia do peruano a tudo o que tenha caroços ou ossos. "No nosso primeiro encontro, ela não sabia desta fobia e passou grande parte do tempo a comer um prato de azeitonas, o que me deixou horrorizado, mas não me atrevi a dizer nada", conta no reality show.
SEGREDOS DA ETERNA JUVENTUDE
Com uma imagem invejável aos 71 anos, Isabel Preysler continua a ser requisitada por várias marcas que pagam a peso de ouro para ter o nome da espanhola ligado ao seu. Uma figura conseguida com recurso a muitos sacrifícios, tratamentos de beleza e também várias operações plásticas, que lhe garantem um aspeto jovem. Em Espanha, as comparações do seu rosto ao longo dos anos mostram que Isabel não escapou ao bisturi, com o nariz a receber maior atenção por parte dos cirurgiões.
Mas o segredo não passa apenas pelas plásticas, e pela beleza, claro está. Isabel é uma mulher empenhada e sabe que o que fazer para se manter impecável depois dos 70. A socialite não se expõe ao sol, não come doces, salgados ou fritos, nunca dorme menos do que 12 horas e faz muito exercício, com o ioga e a natação a estarem entre os preferidos. Pontualmente, numa festa ou jantar importante, lá comete algum excesso, que compensa religiosamente no dia seguinte. "Passo o dia inteiro só a fruta, ananás ou maçã. É a melhor maneira de me limpar", revelou à Hola!
No entanto, no reality show, a filha revela que, durante a juventude, sofria para ver a mãe bela. É que um dos segredos para ter uma pele hidratada era "besuntar-se" com azeite a seguir ao banho. "A casa de banho ficava um nojo", diz Tamara, adiantando, no entanto, que pouco depois era tudo impecavelmente limpo, uma vez que a mãe tem uma obsessão com as tarefas domésticas e também com armários. "Em casa da minha mãe há armários em todo o lado e para tudo. Nunca são suficientes".
FESTAS LOUCAS EM NOVA IORQUE
E se atualmente, Isabel escolhe muito bem as festas e eventos sociais a que comparece – até porque para as marcas contarem com a presença da espanhola numa cerimónia não sai mais barato do que 90 mil euros – antes Preysler era considerada a rainha da noite. Quem o revela é a famosa designer Carolina Herrera, que no reality show de Tamara, conta como eram as noites ao lado da espanhola, num dos locais da moda de então, que reunia muitas celebridades, o Studio 54, em Nova Iorque. "Divertíamo-nos como umas loucas. Dançávamos até às cinco da manhã", explica, adiantando que na altura Isabel ainda era casada com Julio Iglesias.
Apesar de vida de estrela e da fortuna que não depende dos ex-maridos – em Espanha diz-se que Isabel nunca faturou menos do que 1,5 milhões de euros por ano – a socialite revela que vive por é para os filhos, sendo o seu grande objetivo manter a família unida. E a verdade é que tem conseguido. Apesar das polémicas, os cinco irmãos mantêm uma ligação unida, que resiste a casamentos e divórcios, escândalos e traições. E é esse o legado que a rainha ‘del Corazón’ quer deixar. Porque, para si, o amor e a família são sempre o mais importante