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Alerta primavera! As 10 tendências mais importantes (mas também as mais usáveis) da nova estação

A minissaia será uma das protagonistas da estação, tal como as bermudas mais largas. Vamos usar rosa em todas as suas tonalidades, mas a cor da primavera será o ‘veri peri’. Mas afinal quem lança as tendências? Quem diz o que se passará a usar e aquilo que se vai deixar de ver? São os criadores, as celebridades internacionais ou as influencers digitais? Para além de lhe revelarmos os ‘must have’ da temporada, também contamos tudo sobre o lançamento de uma tendência. Imperdível!
Ana Cristina Esteveira
Ana Cristina Esteveira
24 de março de 2022 às 22:40
Versace
Versace Foto: Getty Images

Antes de lhe revelarmos o que é que vamos usar ao longo dos próximos meses, queremos que descubra como se faz o lançamento de uma tendência e quem são os responsáveis por esse fenómeno que faz da moda uma indústria muito rentável. Pode começar através do denominado efeito ‘Trickle-down-Effekt’ que passa por uma peça, um look ou um estilo de uma marca internacional de grande prestígio se torna popular através de uma cadeia de fast fashion, como é o caso da Zara ou da H&M, que a disseminam e a coloca à disposição de consumidores de uma forma bem mais acessível. É por isso que se diz que estas cadeias "democratizaram a moda". 

Contudo, também existe este efeito ao contrário, ou seja, o ‘Bubble-up-Effekt’. Neste caso, são as cadeias de pronto-a-vestir que difundem uma qualquer peça que foi adotada pela juventude ou por uma qualquer subcultura urbana. Não foi um qualquer designer reputado que a criou. Hoje em dia, não podemos falar de tendências sem referir a importância das influencers (bloggers, youtubers ou it-girls com milhares de seguidores nas redes sociais). Mas há celebridades que também têm a sua cota parte de importância na forma como influenciam a moda. Mas, tal como no passado, criadores e culturas juvenis, continuam a ser as fontes mais importantes no lançamento de tendências.

"Arrumado" o assunto de como se lança uma tendência, passemos então às tendências desta estação. Convém dizer que há muitas mais, mas entre todas escolhemos apenas 10 por considerarmos que são as mais usáveis, as mais "gostáveis" e as que estarão mais próximas de todas as mulheres que gostam de moda.

 

1. Brilho

Essa ideia de que o brilho é algo que só se deve usar à noite ou em festas, já é coisa do passado. Voltam a usar-se pailletes, texturas acetinadas, metalizados e strass trazendo-nos a sensação de termos recuado aos tempos do ‘Disco Sound’. Pode usar-se em look total ou pequenos apontamentos e se não quiser transmitir uma imagem muito festiva, poderá sempre conjugar estas peças com tecidos mais naturais e rústicos, como é o caso do linho ou da ganga.

Tom Ford
Tom Ford

2. Colorblock

Regressa o fenómeno ‘Dopamine Dressing’ que consiste em combinar cores fortes e vibrantes. Está provado que estas cores elevam o ânimo e aportam boa energia, algo que nos vai fazer bem já que atravessamos tempos conturbados e a alegria é muito bem-vinda. Portanto, não deixe de apostar nesta tendência.

Prada
Prada

3. Bermudas

Por cá há também há quem lhe chame saia-calça. São peças confortáveis e ao mesmo elegantes que se adaptam a qualquer estilo ou ocasião, dependendo apenas de como se combina. Desta vez, usam-se com um corte largo, quase ‘oversize’ e conjugadas com tops ou camisas mais ajustadas ao corpo. Também ficarão muito bem com blazers.

Bermudas
Bermudas

4. Cut-out e atilhos

Uma estação em que se imprime sensualidade aos looks através de peças que se fazem notar por aberturas feitas em lugares estratégicos, como é o caso da cintura ou do decote. Os atilhos em tops, saias, calças ou mesmo vestidos também serão uma verdadeira sensação desta temporada.

Valentino
Valentino

5. Franjas compridas… muito compridas

Podemos dizer que quanto mais compridas forem melhor ao ponto desta tendência já ter sido chamada de ‘Car Wash Fringes’. São vistas em casacos, saias, vestidos, tops, blusas, malas… enfim, em tudo onde seja possível aplicar estas franjas que tanto nos leva para um cenário do ‘Wild West’ como para um ‘Cabaret’ parisiense.

Alberta Ferretti
Alberta Ferretti

6. Power Blazer ou perfecto oversize

É importante investir num blazer que se faça notar, que domine um look e que valha por si. Esta estação, dominarão os casacos com ombros avantajados, mas que sejam cintados criando uma silhueta em forma de ampulheta. Se preferir uma peça mais ‘cool’, aposte então num ‘perfecto’ em pele, mas de corte oversize.  

Saint Laurent
Saint Laurent

7. Biquíni como top

Os sutiãs voltam a ser usados sob a roupa para dar lugar à parte de cima dos biquínis que passaram a ser usados fora da praia ou da piscina. Peças que ganharão destaque sob blazer ou mesmo à vista de todos. Também pode arriscar um pouco mais e usar a parte de cima do seu biquíni sobre uma camisa ou uma t-shirt.

Isabel Marant
Isabel Marant

8. Patchwork ou mistura de estampados

O mix de padrões vai criar looks divertidos, coloridos e um tanto arrojados. Riscas, quadrados, florais e bolas juntam-se para criar uma mistura irresistível. E curiosamente os ‘animal prints’ (que continuam a usar-se) também se deixam misturar com outros estampados que nada têm a ver com o reino animal. As menos corajosas podem sempre recorrer ao ‘patchwork’.

9. Minissaia

Quase que poderemos dizer que será a rainha desta estação. As microssaias estão de volta e vão ver-se nos mais diferentes materiais, desde a polipele à licra. Lisas ou estampadas, estas peças trazem jovialidade à moda e aos nossos dias.

Versace
Versace

10. Cores

A primavera e o verão vão vestir-se de várias as cores. Obrigatórios são os brancos (especialmente em total look), os rosas (em todas as suas declinações, do mais claro ao mais escuro) e o preto. Mas a cor desta estação, segundo a pantone, será o ‘veri prepi’, uma cor que poderá ser confundida com o lilás.

Valentino
Valentino

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