
Quem nunca comprou uma peça de roupa, um creme ou escolheu um destino de viagem só porque abriu o seu Instagram e deixou-se maravilhar pelas imagens de tirar o fôlego? As influencers estão a dominar o mundo e é a profissão mais desejadas (e provavelmente mais bem paga) do século XXI.
Chiara Ferragni, Kylie Jenner, Kim Kardashian, entre outras milhares de mulheres dominam o mundo das redes sociais e são verdadeiras "fórmulas de ouro" para marcas de luxo que investem milhões por apenas uma fotografia no seu perfil, que faz chegar o produto aos quatro cantos do mundo.
Em Portugal, as social media influencers também já se tornaram um fenómeno. Algumas saltam das plataformas online para a televisão. De ícones da internet tornam-se atores, apresentadores, modelos e tudo à conta da quantidade de "gostos" que conseguiram captar no mundo virtual.
Mas quanto ganham estas 'Golden Girls' portuguesas? Quais são as marcas que querem estar associadas a eles? Quanto tempo demoram as negociações? A FLASH! falou com várias agências de comunicação, marcas e agentes e chegou a valores que explicam a vida de luxo de algumas das famosas da internet.
Seja bem-vindo ao mundo encantado das influencers!
TUDO O QUE O PÚBLICO NÃO VÊ
As publicações entre as marcas e as influenciadores podem demorar dias e o preço a pagar por uma publicação no perfil de uma das mulheres mais seguidas de Portugal pode valer largos milhares de euros. Da quantidade de seguidores que tem, da identificação com a marca em questão, com quantidade de 'posts' que será feito nas redes sociais e o alcance que terá no público-alvo.
Porém, não existe uma "tabela de preços" neste mercado, o que faz com que cada caso seja negociado de forma singular e sem limites. Há contratos de exclusividade, anuais e as chamadas "borlas", em que a influencer faz publicidade à marca apenas em troca do produto.
Segue religiosamente as férias de uma das influenciadoras que adora e está a pensar passar umas férias naquele hotel idílico mas quando vai ver os valores cai para o lado? Provavelmente, este foi um acordo entre a unidade hoteleira e a sua 'it girl': uma estadia grátis em troca de vários posts sobre a estadia que, ainda por cima, tem direito a mimos especiais.
Contudo, há ainda o caso de marcas de prestígio que podem não pagar o desejado às suas clientes, mas que lhes dá 'statement', havendo aqui margem de manobra para a prática de valores um pouco mais acessíveis.
Desvendamos, em exclusivo, quais os valores praticados pelas mulheres mais conhecidas no mundo internauta português.
AS "DONAS DISTO TUDO" EM PORTUGAL
1. A Pipoca Mais Doce
Criou o seu blogue em 2004 e tornou-se famosa pelos seus desabafos sobre problemas sentimentais. Hoje, é um verdadeiro fenómeno na internet e uma empresária de sucesso. Uma simples publicação no Instagram de Ana Garcia Martins vale entre 3 mil a 4 mil euros (sendo que os valores apresentados ao longo deste artigo podem sempre ser negociados).
Conhecida como 'Pipoca' saltou da internet para a televisão e hoje é uma das comentadoras mais polémica dos reality shows da TVI. Tem ainda um 'podcast', 'Separados de Fresco', onde faz revelações sobre o seu recente divórcio.
Conta com mais de 780 mil seguidores.
2. Helena Coelho
Hoje em dia ultrapassa os 600 mil seguidores. Começou por fazer sucesso com os seus tutoriais de maquilhagem e ganhou ainda mais visibilidade depois de uma transformação do seu corpo durante a quarentena, para uma capa de revista masculina. De tal forma, que saltou aos olhos de Cristina Ferreira e tornou-se a companheira de Ruben Rua em 'VivaVida', programa da TVI.
A seguir a Pipoca Mais Doce, pratica um dos preços mais exurbitantes da internet: as marcas podem ter que lhe pagar também entre os 3 mil e os 4 mil euros por uma publicação.
3. Raquel Strada
Raquel Strada foi a primeira 'it girl' portuguesa e continua a dar cartas entre o mundo da moda. É seguida por mais de 410 mil pessoas e, afastada da televisão, dedica-se a tempo inteiro à suas redes sociais, uma da suas fontes de rendimento.
O antigo rosto da SIC cobra cerca de 3 mil euros em troca de publicidade.
4. Catarina Gouveia
Catarina Gouveia é uma verdadeira inspiração para quem procura um estilo de vida saudável e equilibrado. Apesar do seu trabalho como atriz, é na internet que ganha cada vez mais espaço e visibilidade e uma publicação na sua conta de Instagram já pode custar 2 mil euros.
A somar-se aos seus negócios virtuais, a atriz tem ainda uma casa de luxo que adquiriu em Troia – onde passou o confinamento – e que agora está em regime de aluguer. Por 190 euros por noite, qualquer um pode desfrutar da casa decorada pela própria, com uma piscina privada e a poucos metros da praia. Catarina Gouveia já chega a mais de 540 mil pessoas.
Catarina Gouveia já chega a mais de 540 mil pessoas.
Tornou-se conhecida do público pelo seu primeiro trabalho em televisão na série juvenil 'Super Pai'. Atualmente sem trabalho como atriz, é nas redes sociais que aposta tudo.
Além de estar associada a várias marcas, Sofia Arruda abre ainda o livro da sua vida e, através da internet, conta aos mais de 545 mil seguidores os desafios como mãe do pequeno Xavier de 2 anos.
Quem quiser fazer negócio com a atriz poderá ter que investir cerca de 2 mil euros para ter o seu produto "à venda" na sua plataforma.
6. Mafalda de Castro
Hoje em dia é apresentadora da TVI e radialista na 'Mega Hits', mas foi na internet que Mafalda de Castro ganhou destaque e conquistou mais de 338 mil pessoas.
Associada a várias marcas, o rosto da estação de Queluz de Baixo pede cerca de 2 mil euros por uma partilha nas suas redes. Mas este valor é variável e Mafalda já arrecadou mais de 5000 euros por uma campanha.
7. Mariana Machado
É uma das influecers mais conhecidas do Porto. Foi enfermeira durante oito anos mas em 2018 decidiu mudar de vida e investir no mundo digital.
Em 2020, esteve já esteve Milão para o espetáculo da conhecida estilista Elisabetta Franchi e marcou presença nas Semanas da Moda de Londres, no Reino Unido, e Paris. O seu sucesso é tal que o namorado - que era consultor financeiro - também deixou a sua carreira para se juntar a Mariana neste projeto e, hoje em dia, é ele quem lhe tira as maravilhosas fotografias que podemos ver na sua conta.
Um 'post' para os mais de 192 mil seguidores da portuense pode custar mais de 1750 euros.
8. Anita da Costa
A primeira vez que se ouviu falar do nome de Anita da Costa foi como namorada de Angélico Vieira, com quem namorava em 2011, quando o ator foi vítima do fatídico acidente de viação.
"Estive na escola de representação mas não sou atriz, tirei o curso de Direito mas não sou advogada. Sou apenas uma contadora de histórias no meu blogue". Define-se como "criadora digital" e está associada a marcas de luxo.
Um 'post' nas suas redes sociais pode ser negociado a partir dos 1200 euros.