'
THE MAG - 20 anos, 20 nomes, 20 histórias Flash!

"Casamento de fachada"? Como Luís Figo e Helen Svedin puseram fim aos boatos e garantem o casamento mais duradouro do futebol

É um amor que resiste a tudo. Figo e Helen apaixonaram-se em Barcelona, quando o jogador estava prestes a assinar uma transferência que ficou para a História, e o amor sobreviveu a todas as polémicas. Há um ano, esteve a um ponto de ruir, mas o casal conseguiu salvá-lo. Saiba como...
04 de maio de 2023 às 22:32
helen svedin, figo
helen svedin, figo
Luís Figo, Helene Svedin
Helene Svedin, mulher de figo, figo
Luís Figo, Helene Svedin, Daniela Figo, Martina Figo, Stella Figo
Luís Figo e Helene Svedin
Luís Figo e Helene Svedin
Luís Figo e Helene Svedin
Luís Figo e Helene Svedin
Luís Figo e Helen Svedin
Helen Svedin e Luís Figo
Luís Figo, Helen Svedin
Luís Figo e Helen Svedin
helen svedin, figo
Luís Figo, Helene Svedin
Helene Svedin, mulher de figo, figo
Luís Figo, Helene Svedin, Daniela Figo, Martina Figo, Stella Figo
Luís Figo e Helene Svedin
Luís Figo e Helene Svedin
Luís Figo e Helene Svedin
Luís Figo e Helene Svedin
Luís Figo e Helen Svedin
Helen Svedin e Luís Figo
Luís Figo, Helen Svedin
Luís Figo e Helen Svedin

Quando Luís Figo e Helen Svedin começaram a namorar, o jogador era uma espécie de Ronaldo dos tempos modernos. Ainda sem o impacto das redes sociais para tornar cada momento viral, não foi por isso que o namoro deixou de ser acompanhado a par e passo pela imprensa, que de pronto ficou rendida a este casal-sensação.

Ele era um dos queridinhos do campeonato espanhol. O jogador do Barcelona que em breve iria protagonizar a transferência que ficaria para a história do mercado desportivo, trocando o clube pelo seu maior rival, o Real Madrid, acusado de se vender ao dinheiro, ficou, desde então com a alcunha de 'pesetero' colada a si, como uma segunda pele. Ela uma modelo sueca, linda de morrer que na altura estava em Barcelona a dar passos seguros na sua carreira.

Figo era, então, solteiríssimo. Não se lhe tinham conhecido namoradas dignas de registo - apesar de naturalmente as ter tido - e a paixão por Helen foi fulminante. Foi há mais de 25 anos. Na altura, os dois nem falavam a mesma língua, mas isso pouco importava. Os obstáculos foram sendo ultrapassados e daí até à chegada da primeira filha foi um passo. Tempos que Luís Figo recorda com um misto de emoção e saudade.

"Vivi uma etapa fantástica naquela idade, jovem. E, para além disso, tive a oportunidade de conhecer a minha mulher. Tenho uma filha que nasceu também em Barcelona. A verdade é que fui feliz", fez saber, recentemente, enquanto Helen lembra com gargalhadas os primeiros tempos de namoro.

Helen Svedin e Luís Figo
Helen Svedin e Luís Figo Foto: getty images

"Conhecemo-nos há mais de 25 anos, quando estávamos em Barcelona. Eu tinha acabado de chegar à cidade e ele também. Fomo-nos conhecendo e o mais divertido foi a questão da línguaEu não sabia nada de espanhol e falávamos metade em espanhol e outra metade em inglês, e isso foi muito divertido".

Em tempos de grande paixão, o casamento que foi celebrado com pompa no Algarve acabaria por ser notícia também em Espanha, onde o casal começava a ter uma verdadeira legião de fãs. Era a família linda, o futebolista de sucesso casado com a modelo estonteante e começavam a aumentar o clã com a chegada de três filhas de sonho. Se a perfeição existisse, era mais ou menos próxima desta imagem, que durante anos foi alimentada pelo casal.

Casamento de Luís Figo e Helen Svedin
Casamento de Luís Figo e Helen Svedin Foto: arquivo

Foi assim durante 25 anos, com o casal afastar-se sempre de polémicas e conseguir manter a fotografia de perfeição. Até que no passado uma crise abalou o casamento...

SEPARADOS E COM MEDO DE PERDER TUDO

A notícia caiu, por isso, como uma bomba. Em fevereiro do ano passado, a revista 'Hola' noticiava que Luís Figo tinha saído de casa e permanecido durante duas semanas num hotel de luxo. "Eles colocaram um parêntesis na relação e refletiram juntos sobre o futuro", disse na altura uma fonte à publicação, não revelando, no entanto, as razões que teriam levado à rutura temporária.

Foram apenas duas semanas, mas o suficiente para que todos os alertas soassem. O fim do casamento era equacionado, o que significava que ambos poderiam perder o grande amor da sua vida. Muito se especulou sobre o que teria precipitado esta rutura, mas o casal nunca comentou a rutura. No entanto, algumas publicações espanholas como o ‘El Nacional’ e ‘La Razon’ avançaram que só há uma explicação para o assunto, afirmando que o par vive há anos uma "união de fachada". "Faz sentido afirmar que o casamento [de Figo e de Helen] é uma grande mentira. Continuam juntos por determinada razão, na intimidade converteram-se em desconhecidos", podia ler-se na altura.

Outros afirmavam que eram os negócios e a fortuna blindada que construíram, a pensar no futuro das três filhas, que os mantinha juntos.

Se a união tivesse terminado, seria o fim de um dos casamentos mais estáveis do mundo do futebol e de uma história de amor de que tanto Figo como Helen se orgulham. Há quem diga que o ex-futebolista não saberia viver sem a mulher da sua vida e que o contrário também parece improvável, mas a verdade é que agora que as três filhas já estão criadas, os dois poderiam tomar a decisão livre de qualquer tipo de pressões.

O FESTÃO DOS 50 ANOS

Durante meses, a especulação foi alimentada e qual o melhor pretexto do que a festa de aniversário de Luís Figo para colocar fim aos rumores. Não era uma festa qualquer: era aquela em que o antigo craque celebraria 50 anos e foi como uma chapada de luva branca para todos aqueles que afirmaram que o casamento não iria resistir.

O antigo jogador surgiu então, radiante, lado a lado de Helen e das três filhas como que a mostrar que tudo não poderia estar melhor. 

Desde então, a família voltou às férias em conjunto e a harmonia voltou a reinar, mas a pergunta ficará por esclarecer. O que teria levado efetivamente àquela crise na relação?

Apesar da crise, Helen faz um balanço positivo daquilo que têm sido estas décadas de vida em comum. Se há problemas? Quem não os tem? Mas afirma que os dois continuam a saber ser felizes juntos.

"É uma caminhada muito boa. E ao fim de tanto tempo juntos já existem poucos segredos. Mas acredito que para continuarmos juntos e felizes o segredo seja o dia a dia, a convivência, o respeito mútuo e tudo o que conseguimos juntos, como formar a nossa família".

você vai gostar de...


Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável