'
The Mag - The Daily Magazine by FLASH!

Cronologia de uma tragédia. As impressionantes últimas horas de Diogo Jota, que almoçou com a mulher e os filhos, brindou à felicidade e acabou a dar vida pela profissão

Depois de umas férias emotivas, em que se casou com o grande amor da sua vida, craque preparava-se para regressar ao trabalho no Liverpool, mas condição de saúde particular impediu-o de seguir viagem no conforto de um avião. No último fim de semana, tinha estado no casamento de José Sá e brindado à felicidade do grande amigo, sem que ninguém pudesse imaginar que seria uma despedida. Viúva e os pais dos irmãos estiveram em Zamora e tiveram de receber apoio psicológico. Funeral está marcado para sábado, na terra natal de Jota e do irmão, André, em Gondomar.
Rute Lourenço
Rute Lourenço
03 de julho de 2025 às 22:35
Diogo Jota e o irmão faleceram em acidente rodoviário na A-52, em Zamora
Diogo Jota e o irmão faleceram em acidente rodoviário na A-52, em Zamora

As férias estavam quase a chegar ao fim e Diogo Jota tinha de se apresentar na próxima segunda-feira, dia 7, em Liverpool para a nova época desportiva. Tinha sido um descanso diferente, mas marcado por uma grande emoção. Depois de ter dado o seu contributo para a Seleção, na Liga das Nações - o último título que acabaria por conquistar - o craque, de 28 anos, rumou ao Norte de Portugal para cumprir um sonho de família: casar-se com Rute Cardoso, o grande amor dos tempos de escola, mãe dos seus três filhos e aquele que sempre afirmou ser o grande pilar da sua vida.

As imagens publicadas nas redes sociais não deixam margem para dúvidas em relação à felicidade que o casal estava a viver, numa festa que contou com a bênção dos três filhos, a mais nova nascida há apenas sete meses. 

Depois da festa, era tempo, porém, de voltar ao trabalho. Segundo a FLASH! conseguiu apurar, o futebolista tinha almoçado na véspera com a mulher e os filhos em Leça da Palmeira, onde teria marcado presença, nos últimos dias, no casamento do seu grande amigo José Sá, com Raquel Jacob.

Diogo Jota e José Sá
Diogo Jota e José Sá

A viagem de regresso a Liverpool teria de ser feita de automóvel. Ao longo da época passada, Diogo Jota sofreu uma lesão pulmonar que o obrigou, durante as férias, a ser submetido a uma pequena cirurgia. Ora, devido a essa particularidade de saúde, foi altamente desaconselhado pelos médicos a viajar de avião, sendo que o objetivo seria o de apanhar o ferry em Santander para a segunda metade da viagem, que demoraria mais de 20 horas por via marítima. Ia, antes disso, fazer ainda uma paragem em Burgos, onde passaria a noite com o irmão.

De acordo com as últimas informações, o Lamborghini em que seguiam seria alugado - alegadamente o modelo Huracan - sendo que, até ao momento, não há qualquer certeza sobre quem iria ao volante.

Seriam perto das 00h30 espanholas quando o acidente fatal terá ocorrido. As circunstâncias exatas do mesmo ainda não estão totalmente esclarecidas, mas a versão mais provável é que, durante uma ultrapassagem, um pneu terá rebentado, provocando o despiste. No momento do acidente, o carro incendiou-se com violência, sendo que em minutos foi totalmente consumido pelas chamas.

As imagens, captadas por automobilistas que passaram pelo quilómetro 65 da A-52, da província de Zamora, não deixam margem para dúvidas face à violência do acidente que reduziu o Lamborghini a nada em poucos minutos. Nesse espaço de tempo, vários alertas foram recebidos pelo 112, por parte de condutores que circulavam na autoestrada, bastante movimentada, sendo que elementos da Guarda Civil e da corporação de bombeiros chegaram rapidamente ao local. Estes últimos tiveram largos minutos a tentar travar as chamas, que já se tinham alastrado a uma zona de mato. 

A carregar o vídeo ...

"Um acidente de carro aconteceu às 00h30 desta madrugada ao quilómetro 65 da A-52, no município de Cernadilla, em Zamora. Um veículo saiu da estrada, o que indica que um dos pneus rebentou durante uma ultrapassagem. Como resultado do acidente, o carro ficou em chamas e ambos os ocupantes morreram", foi o comunicado da Guarda Civil espanhola.

A carregar o vídeo ...
O momento do terror: este é o local onde o Lamborghini em que seguia Diogo Jota se despistou

Devido ao facto de o veículo ter sido totalmente consumido pelas chamas, houve uma dificuldade acrescida em determinar a identidade dos ocupantes, sendo que esse momento só aconteceria várias horas mais tarde, depois de um esforço das autoridades para chegarem ao nome dos ocupantes através da matrícula do carro. Os corpos foram então encaminhados para o Instituto de Medicina Legal de Zamora, onde terão sido feitos testes de ADN, uma vez que os corpos se encontrariam carbonizados. Esses exames poderão demorar vários dias até estarem concluídos. 

De acordo com o jornal ‘La Opinion: El Correo de Zamora’ , a viúva, Rute Cardoso, e os pais dos dois irmãos, Isabel e Joaquim, estiveram em Espanha, no Instituto de Medicina Legal, para fazerem o reconhecimento dos corpos, sendo que receberam apoio psicológico no local. Os corpos de Diogo Jota e André Silva seguiram, de seguida, para Portugal, sendo que as cerimónias fúnebres dos irmãos acontecem no sábado, dia 5, em Gondomar, a sua terra natal, na Igreja Matriz, sendo que o velório acontece esta sexta-feira, dia 4.

Em Anfield, as homenagens sucedem-se e o Liverpool já anunciou que a camisola 20, de Diogo Jota, não voltará a ser usada. Entre os muitos adeptos que choram a morte do português, por todo o mundo ecoam palavras de tristeza pela partida súbita do futebolista, de 28 anos, e do irmão, de 25, que perderam a vida de forma absolutamente trágica.


Saber mais sobre

você vai gostar de...


Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável