
Nos anos 90, os filhos dos futebolistas eram quase tão famosos como os próprios porque, e especialmente no verão, acompanhavam quase sempre os pais nas sessões fotográficas que depois faziam capa dos principais desportivos e passavam de mão em mãos nas praias, restaurantes e cafés (quando os jornais estavam no auge das suas tiragens).
O país habituou-se, por isso, a imagens como as de João Vieira Pinto ao lado dos filhos loirinhos ou de Rui Costa, muito orgulhoso dos seus dois rapazes, Hugo e Filipe, 'benfiquistas até à medula' com quem aparecia frequentemente em momentos ternurentos.
Nos relvados ou nas bancadas a ver o pai jogar, os dois eram presença assídua, sendo que, depois de o craque pendurar as chuteiras, acabaram por desaparecer um pouco da cena mediática... até agora, quando o namoro do filho mais novo de Rui Costa foi tornado público. E tudo porque Hugo conquistou nada mais nada menos o coração de Mariana, filha da também antiga glória do futebol - e do Benfica - Simão Sabrosa. Os dois conhecem-se desde miúdos, eram basicamente vizinhos de férias em Vilamoura e tantos anos depois acabaram por se apaixonar, com a bênção dos pais.
Recentemente, o novo casalinho esteve na ilha de Menorca, em Espanha, partilhando fotografias do amor, que prontamente encantou os adeptos benfiquistas e fãs tanto de Simão como do atual presidente encarnado, Rui Costa.
E se Hugo dá nas vistas pelo namoro, a verdade é que também o faz por ter herdado o talento do pai para o futebol. Aliás, pode-se dizer que os dois filhos o fizeram porque tanto Filipe como Hugo têm ambos percursos ligados ao futebol.
Filipe, atualmente com 29 anos, joga no Damaiense, terra de onde Rui Costa é natural e onde a família viveu. Já Hugo tem 25 anos e alinha pelo Amora, depois de na época passada ter estado no Estrela da Amadora. Nas redes sociais, os dois mostram o quanto cresceram desde que eram capa de revista ao lado do pai e também o orgulho que sentem na família.
Apesar de Rui Costa ter decidido seguir um caminho oposto ao da mãe dos filhos, Rute, para assumir o amor pelo amor de adolescência, Sandra, com quem mais tarde acabaria por casar, Hugo e Filipe sempre fizeram de tudo para que o divórcio dos pais não afetasse a convivência salutar da família e hoje orgulham-se de ter uma relação cúmplice tanto com o pai e a sua atual companheira como com a mãe.
As declarações de amor são uma constante nas redes sociais, onde os dois se declaram frequentemente às grandes referências da sua vida. "Hoje é um dia muito especial, faz anos a mulher da minha vida. Obrigado por tudo o que fazes por mim que sei que é imenso. Obrigado por seres a tia Rute de que todos adoram. Obrigado por mesmo não querendo puxares o meu lado mais sensível e ajudares me no que mais preciso. Obrigado por todo o amor que demonstras por nós dia após dia , hora pôs hora. Obrigado por todo o amor que demonstras por nós é algo que não se consegue retribuir porque é gigante mas farei tudo para que continues feliz , saudável e linda como tu és. És a melhor mãe do mundo e sem duvida que bates todas as modelos da Victoria's Secret porque ao teu lado nem ao calcanhar chegam. Parabéns mulher da minha vida", já escreveu Hugo sobre a mãe, que optou por manter uma vida mais discreta depois do doloroso divórcio.
O DRAMA QUE MARCOU A FAMÍLIA
A história de vida de Rui Costa ficará sempre marcada por um incidente grave, que aconteceu em 2010, e que envolve a atual companheira do presidente do Benfica, Sandra Silva. A hospedeira da TAP encontrava-se em casa, na zona da Damaia quando tocam à porta. Ao espreitar pelo monóculo consegue ver apenas um enorme ramo de flores e decide abri-la. Não teve tempo para pensar em mais nada. Foi rapidamente atingida com gás pimenta, para não ver o rosto dos agressores, e brutalmente espancada, com socos e pontapés por todo o corpo, até ficar inconsciente. De casa nada foi levado a não ser os dois telemóveis de Sandra, o que levou a polícia a suspeitar de um crime passional. "O objetivo era saber com quem e de que forma a vítima se correspondia, em chamadas e por mensagens, e apagar os vestígios das ameaças que aquela possa ter recebido por SMS", confirmou, na época, fonte ligada à investigação ao Correio da Manhã.
"O objetivo era saber com quem e de que forma a vítima se correspondia, em chamadas e por mensagens, e apagar os vestígios das ameaças que aquela possa ter recebido por SMS", confirmou, na época, fonte ligada à investigação ao Correio da Manhã.
Na altura, Rui Costa estava a separar-se de Rute, a mãe dos seus dois filhos, com quem vivia uma história de amor desde a juventude, e há muito que se especulava que Sandra era o seu novo amor, mas a verdade é que sobre as acusações de crime passional por encomenda, nunca nada ficou provado.
Sandra foi transportada para o Hospital Amadora-Sintra, onde esteve alguns dias em coma, tendo sofrido várias complicações, nomeadamente ao nível do fígado e do baço. Por mais do que uma vez, teve de ser operada numa recuperação morosa, que viria a marcar para sempre a vida não apenas de Sandra, mas de toda a família de Rui Costa.
Apesar do drama do passado, hoje Rui Costa e Sandra vivem o seu amor livremente e com a bênção dos filhos, que sempre souberam separar as coisas em prol do amor que sentiam tanto pelo pai como pela mãe.