'
THE MAG - THE WEEKLY MAGAZINE BY FLASH!

Joana, a princesa do deserto que se tornou rainha sem coroa do maior império de Itália (e um dos mais ricos do mundo)

Os Agnelli, donos de um dos maiores grupos industriais do mundo são uma espécie de família de reis sem coroa de Itália. E Lapo Elkann é o enfant terrible da FIAT, que se tornou num homem novo depois de ter conhecido Joana Lemos, a mulher de carácter forte que acabou com o seu estilo de vida de playboy irresponsável. Agora estão casados, não se largam e procuram acudir a quem precisa, através de uma fundação que já ajudou milhares de portugueses.
Rui Teixeira
Rui Teixeira
10 de março de 2022 às 22:59
Lapo Elkann, Joana Lemos
Lapo Elkann, Joana Lemos
Lapo Elkann, Joana Lemos
Lapo Elkann, Joana Lemos
pub
Joana Lemos
Joana Lemos
Joana Lemos
pub
Joana Lemos
Joana Lemos
Joana Lemos
pub
Joana Lemos
Joana Lemos
Joana Lemos
pub
Joana Lemos
Lapo Elkann, Joana Lemos
Lapo Elkann, Joana Lemos
Lapo Elkann, Joana Lemos
Joana Lemos
Joana Lemos
Joana Lemos
Joana Lemos
Joana Lemos
Joana Lemos
Joana Lemos
Joana Lemos
Joana Lemos
Joana Lemos

Joana Lemos nunca foi mulher de aceitar um não na vida. Nem de deixar-se amedrontar por querer impor-se num mundo de homens. Foi assim no desporto como piloto e mais tarde nos negócios como gestora e empresária.

Nascida em Lisboa um ano e um dia antes de Revolução de Abril e à beira de completar meio século de vida, Joana Lemos vive uma segunda vida depois do fim do casamento de quase duas décadas com Manuel Reymão, de quem tem dois filhos, Martim e Tomás.

Apaixonou-se por um italiano nascido em Nova Iorque com fama de playboy e tal como fez sempre na sua vida, se lhe disseram para se afastar e ter cuidado com Lapo Elkann, quarentão cheio de estilo e com um passado cheio de problemas e vícios, ela não ligou e determinada fez o multimilionário dar uma volta de 180 graus na sua vida. 

Ah, sim, ainda não tínhamos mencionado que Lapo é neto de Giovanni Agnelli e um dos herdeiros da FIAT, o maior grupo empresarial italiano e um dos maiores construtores de automóveis do mundo, com um património de quase 100 mil milhões de euros. Entre os muitos ativos da empresa estão a Ferrari e a sua equipa de Fórmula 1, e a Juventus, clube onde jogou Cristiano Ronaldo. Uma família de tradição e poder, quase ao estilo dos Kennedy nos EUA, apelidada muitas vezes como "a família dos reis sem coroa de Itália".

O que a imprensa internacional dizia ser impossível, aconteceu: Lapo, o eterno solteirão conquistador de jovens modelos pediu Joana em casamento. Um amor que nasceu no início da pandemia, em 2020, oficializado no Algarve, na Ria Formosa, junto a Tavira, em outubro de 2021. Uma cerimónia com menos de 200 testemunhas e que teve Tony Carreira como artista convidado. O cantor romântico interpretou três canções como presente de Lapo para Joana.

Joana Lemos
Joana Lemos

E se por cá a imprensa tem dado algum descanso ao casal o mesmo não acontece com as revistas internacionais, em especial as espanholas e italianas, que seguem todos os passos do empresário e da antiga piloto de ralis. Ainda na passada semana as férias na neve dos dois, na luxuosa estância de St. Moritz, fizeram as delícias dos paparazzi.

Para além do gosto pela adrenalina e velocidade, Joana e Lapo têm outros interesses em comum, sendo que um deles se tornou quase numa missão de vida: ajudar o próximo. O italiano criou a Laps Foundation, uma instituição destinada a ajudar crianças desfavorecidas ou com necessidades educativas especiais e até 2019 já tinha dado assistência a mais de 6 mil crianças.

Depois veio a pandemia e o foco virou-se para ajuda às populações. A missão Todos por Todos tornou-se na maior campanha solidária que existiu em Portugal, com apoio de grandes nomes como Cristiano Ronaldo. Foram angariados mais de 1,5 milhões de euros, entregues mais de 500 mil máscaras e outros bens a hospitais portugueses, espanhóis e italianos. 

É precisamente neste triângulo que o casal vai passando a maior parte do seu tempo, entre o apartamento em Madrid, a casa luxuosa em Milão e o refúgio secreto em Portugal.

"Pode parecer que levam uma vida cor de rosa, só com glamour mas passam a vida em aeroportos com as malas atrás, porque têm negócios e projetos em vários países", revela um amigo à The Mag.

O FUTURO A FAZER O BEM

Joana Lemos afastou-se do desporto motorizado, mas a paixão pelos motores nunca a vai deixar. Ainda recentemente ela esteve na boxe da Ferrari a assistir a um Grande Prémio de Fórmula 1. Vencedora da Taça das Senhoras do Dakar - que lhe valeu a alcunha de 'princesa do deserto' - , Joana foi um dos rostos organizadores da prova quando esta partiu de Lisboa rumo ao Senegal e o cancelamento da edição de 2008 por medo de ataques terroristas na Mauritânia deixou-a inconsolada. E a ideia de voltar a trazer para Portugal a corrida mais dura do mundo ainda lhe cruza o pensamento de quando em vez.

Joana Lemos
Joana Lemos

Mas para já, ao lado seu marido, gere a fundação Laps em Portugal e vai continuando a mostrar o seu lado solidário, até de forma anónima, como aconteceu com as irmãs Íris, Lara e Ema. As três jovens, ginastas do Sporting - o clube de Joana - não tinham meios para competir no Campeonato do Mundo de ginástica acrobática na Suíça e Joana, mesmo sem as conhecer, ajudou a realizar o sonho. A mais velha das manas acabou mesmo por sagrar-se campeã do mundo. Só agora em janeiro de 2022 é que as três meninas conheceram a benfeitora, num encontro patrocinado pela SIC.

"A Joana é amor e a melhor mulher que encontrei na minha vida. É uma força da natureza quando é preciso ajudar, no partilhar o que tem com os outros", comentou Lapo Elkann sobre a mulher num português quase perfeito com sotaque brasileiro, acrescentando: "Ajudar os outros é a coisa mais importante do mundo nesta altura e ela faz isso com coração, paixão, determinação e seriedade, sem querer algo em troca. Amo-a."

você vai gostar de...


Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável