
De há três anos para cá, a vida de Ruben Rua deu uma grande volta. Se quando Cristina Ferreira regressou à TVI, ele era visto como uma grande aposta, com a diretora a dar-lhe um novo programa, anunciando-os como um dos rostos fortes da estação, de lá para cá muita coisa mudou.
Esse mesmo programa, o 'Viva a Vida' chegou ao fim, o apresentador foi reencaminhado para o 'Em Família', nas tardes de sábado, com bons resultados nas audiências. Só que, apesar disso, nos últimos tempos têm aumentado os rumores de que o eterno menino bonito de Cristina pode ter os dias contados na TVI. Nas suas últimas férias, Ruben foi substituído por Pedro Teixeira, com os fãs a mostrarem-se rendidos ao novo parceiro de Maria Cerqueira Gomes, o que não facilita a vida a Ruben, que se mostra apreensivo quanto ao futuro, que poderá não passar de forma tão evidente pela televisão, como tinha idealizado. E se o sonho terminar? Poderá o apresentador viver uma espécie de regresso ao passado e a uma carreira como modelo?.
A SOMBRA DE CABRERIZO
E se dúvidas houvesse quantos às mudanças que se têm operado nos últimos tempos, a escolha de Bruno Cabrerizo para ser o parceiro de Cristina Ferreira no 'Dança com as Estrelas' confirmou-o. Ruben era visto como uma escolha natural para este tipo de formato, onde já participou, e também por estar talhado para a dança, mas a verdade é que não foi considerado pela estrela que decidiu apostar tudo no seu novo "amigo especial".
Sem nada mais em vista do que o 'Em Família', que não sabe até quando irá conduzir, Ruben tem voltado a dar nas vistas fora dos ecrãs, tal como acontecia no início da sua carreira. Nos últimos tempos, o apresentador tem sido notícia devido aos romances de curta duração e nas últimas férias no México mostrou-se ao lado de uma nova companhia especial.
Apesar do futuro incerto e da apreensão, publicamente Ruben tenta passar a ideia de tranquilidade em relação ao que irá acontecer ao longo do próximo ano. "Dizem que vou ser despedido ou estou por um fio na TVI. A verdade é que o tempo passa e continuo na estação. Tenho um contrato e apresento um programa que tem sucesso nas audiências", atirou Ruben Rua, citado pela 'TV Mais'.
Já sobre Cristina, o apresentador afirma que a amizade entre os dois é à prova de bala e que conseguem separar a relação pessoal da profissional. "Ela sempre foi, é e será minha amiga. O que as pessoas dizem importa-me pouco. Tem havido tanta especulação. Ou temos um romance ou já não nos damos. Nós somos amigos e o resto importa-me pouco".
Ainda que as oportunidades não se multipliquem para Ruben nos ecrãs, também Cristina tem reiterado que a sua amizade com o modelo/apresentador, que começou no 'Dança com as Estrelas', permanece inabalável.
"Ao longo deste tempo, fomos construindo uma relação de amor indestrutível. Estamos um para o outro em tudo. Já conversámos horas infinitas. Viajámos juntos. Celebrámos cada instante como único. Mudámos os dois, como se pretende no que se chama crescimento. Mas continuamos iguais no que nos une. A minha vida é mais bonita porque o Ruben faz parte dela. Um dia, quando estivermos em Ibiza, a celebrar os 80, vamos brindar ao dia em que alguém se lembrou de cruzar os nossos caminhos", já fez saber.
O CASAMENTO COM SOFIA RIBEIRO
Antes de ser amigo de Cristina Ferreira e de se tornar numa cara da televisão, Ruben Rua era conhecido dos portugueses por ser um dos rostos mais bonitos e educados da agência de moda Elite. Sempre com um sorriso nos lábios, era então presença assídua em desfiles de moda, ao mesmo tempo que o seu nome começava a aparecer no panorama mediático, em 2010, devido ao romance com Sofia Ribeiro.
Formavam, então, um casal com o merecido destaque nas revistas. Eram lindos, estavam muito apaixonados e o amor era vivido de forma arrebatadora. Tudo tinha acontecido de forma muito rápido, numa história de amor à filme.
"A Sofia foi a minha primeira namorada. Foi o meu primeiro grande amor. Foi a primeira namorada que apresentei aos meus pais. Foi o amor da minha vida. Foi tudo muito intenso. Muito apaixonado. Foi também difícil. Conheci a Sofia numa quarta-feira e vim para a Lisboa numa sexta-feira. Eu morava no Porto", recordou recentemente Ruben sobre o intenso ano que viveu com a atriz.
O casamento foi de sonho. Em setembro de 2011, os dois trocaram alianças em Cinfães do Douro, numa cerimónia religiosa com muitos convidados famosos, e onde os dois choraram lágrimas de verdade. Sofia Ribeiro caminhou para o altar de braço dado com o pai, vestida por Miguel Vieira, e a emoção tomou conta da cerimónia.
Mas se muitos achavam que este iria ser um amor para durar, a verdade é que passaram-se apenas quatro meses desde o momento em que os dois trocaram alianças até ao dia em que Ruben Rua saiu de casa. Sofia estava então no auge da carreira como atriz, enquanto Ruben, que tinha trocado o Porto por Lisboa, permanecia a maior parte do tempo em casa.
"Acho que estávamos em fases opostas da nossa vida. Eu era modelo e viajava. Deixei de viajar para ficar com ela. Ou seja, a minha vida passou a ter um vazio. Um modelo internacional, subitamente, mora em Lisboa com a Sofia. Mas os pais moram no Porto. Os amigos moram no Porto. E eu estou em Lisboa por amor. Profissionalmente, passo a trabalhar menos. Passo a ganhar menos. As despesas sobem. A Sofia está do lado oposto. A Sofia está em alta, está com uma novela no ar, trabalha das 8h às 20h, todos os dias. Profissionalmente, super ocupada e em ascensão. Está na cidade dela. Com os amigos dela. Está confortável. Eu estava de um lado e a Sofia estava do outro", contou Ruben Rua, acrescentando que, enquanto ele queria sair e descobrir a cidade, a companheira chegava a casa cansada e pretendia o oposto.
"Lembro-me de ela chegar a casa cansada e desfeita. Hoje, compreendo isso e na altura não compreendia. E eu estava cheio de energia, porque tinha estado aquele dia à espera que ela chegasse a casa. Eu queria fazer mil coisas e ela não queria".
Depois da separação, Ruben continuaria a ser uma figura mediática, dando nas vistas sobretudo pelos diversos romances, mas foi quando há três anos que começou a ser visto em todo o lado com Cristina Ferreira que se deu o boom. Ao mesmo tempo que os rumores de uma relação aumentavam, Ruben conseguia o seu primeiro grande programa de destaque, numa mudança súbita que se tornou num sonho realizado. Agora afastado da apresentadora no campo amoroso, vê a sua carreira esmorecer numa altura em que o seu futuro poderá ser decidido a qualquer momento.