'
The Mag - The Weekly Magazine by FLASH!

O lado mais privado da princesa Leonor e como vive a sua juventude longe das formalidades do Palácio da Zarzuela

Leonor nasceu com um destino traçado e um peso que poucos jovens conhecem. Herdeira do trono de Espanha, cresceu sob o olhar atento do mundo, dividida entre o rigor da formação real e o desejo simples de viver como qualquer jovem da sua idade, um equilíbrio que a mãe, Letizia, sempre fez questão de proteger.
Rute Lourenço
Rute Lourenço
05 de fevereiro de 2026 às 21:21
Princesa Leonor vive juventude fora do palácio e das formalidades
Princesa Leonor vive juventude fora do palácio e das formalidades

Leonor já nasceu princesa, herdeira do trono e, com os holofotes apontados, cedo se aperceberia de que a sua vida não poderia ser propriamente igual à do 'comum dos mortais'. Para o bem e para o mal. Bastante resguardada na sua juventude, o facto de ter uma mãe plebeia fez, no entanto, com que houvesse algumas diferenças, com Letizia a fazer questão de que a filha tenha, dentro das amarras a que está sujeita, a sua própria liberdade.

É por isso que, apesar de seguir a formação militar com muitas condicionantes, nos seus dias livres tem carta branca para fazer o que quiser, sempre com a consciência do cargo que ocupa. Assim, de acordo com a 'Lecturas', é frequente ver-se a princesa, de 20 anos, com amigos em ambiente noturno, ainda que com as devidas medidas de segurança que, além de garantirem que Leonor se possa divertir sem ser importunada. 

Apesar da rigidez da educação a que está sujeita, como qualquer jovem da sua idade, Leonor tem algumas exceções na sua agenda e, recentemente, teve autorização para ir ao Palácio Zarzuela celebrar o aniversário do pai, Felipe VI. Um momento familiar especial e de grande união, uma vez que também contou com a presença da infanta Sofia, e da rainha Sofia, que tem estado em recolhimento e numa fase de maior tristeza depois de ter perdido a irmã, Irene, que era também a sua grande confidente. O apoio da família, e em especial das netas, tem sido crucial.

O ANO ATRIBULADO DE LEONOR

Herdeira ao trono, bonita e no auge dos seus 20 anos, a Princesa Leonor tem-se tornado num objeto de curiosidade por parte dos espanhóis e de fãs da realeza um pouco por todo o mundo. E o caso tornou-se ainda mais flagrante a partir do momento em que a princesa entrou, no ano passado, na embarcação 'El Cano' para um período em alto-mar, que fazia parte da sua formação militar, e que a levou a percorrer diferentes países ao longo do último verão.

E a verdade é que a filha mais velha dos reis de Espanha ainda não tinha feito a sua primeira grande escala e já estava a dar que falar, devido aos enjoos constantes e mal-estar generalizado, que levaram os reis a temer o pior e a estabelecer um protocolo de emergência para retirar Leonor da embarcação caso a situação chegasse a um ponto-limite. 

Ainda assim, tal não foi necessário e quando o 'El Cano' chegou a Salvador da Bahia, no Brasil, a princesa apresentou-se sorridente e, realizada uma bateria de exames, pronta para a movida brasileira em tempo de Carnaval. Leonor acabaria por ser fotografada numa festa, com rumores a dar conta de que tinha sido apanhada a beijar um jovem, presumivelmente o seu namorado. Sem o tradicional uniforme, com um top e cabelo apanhado, a princesa mostrou o seu lado mais descontraído, precisamente a de uma jovem de 20 anos, que muitas vezes a impedem de ser.

Princesa Leonor
Princesa Leonor

De acordo com a imprensa espanhola, a princesa sente-se, muitas vezes, encurralada na pressão inerente ao facto de ser a herdeira da Coroa e, apesar de levar bastante a sério este legado, cada vez que não está num compromisso oficial "quer ser apenas uma jovem da sua idade".

Apesar da pressão a que está sujeita, engane-se quem pense que dentro do Palácio Leonor é obrigada a uma espécie de regime militar. Letizia é a primeira a querer para a filha uma vida diferente da dela, sempre debaixo de muito escrutínio público, e tem incentivado Leonor a divertir-se com discrição e sentido de responsabilidade.

Tanto que, já depois de as imagens de Leonor na festa de Carnaval do Brasil terem vindo a público, fontes ligadas a Letizia e Felipe garantiam que os reis jamais iriam reagir às mesmas publicamente, porque para eles ali não havia qualquer assunto. "Simplesmente, Leonor não fez nada de errado, então porque haveriam de comentar fotografias da filha a divertir-se numa festa? A fazer o que qualquer jovem da idade dela fatia", explica uma fonte ouvida pela imprensa espanhola, acrescentando que este é um ponto de honra para Letizia: quebrar a 'maldição' de uma certa perseguição de que se sente alvo desde que se casou com Felipe, e que quer a todo o custo não passar para as filhas.

Saber mais sobre

você vai gostar de...


Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável