
Bruna Patrício Gomes, 26 anos, a brasileira vencedora do 'Big Brother Desafio Final Famosos', na TVI, que entretanto se tornou namorada do piloto de automóveis madeirense Bernardo Sousa, vencedor do 'Big Brother Famosos 2', é capa de uma revista esta semana em Portugal, com uma fotografia de cortar a respiração e de fazer disparar a temperatura, tanta é a sensualidade.
Mas quem é, afinal, a mediática Youtuber nascida na cidade Tubarão, no Estado de Santa Catarina, no sul do Brasil, que mede pouco mais do que 1,63 m de altura, pesa 58 kg e tem uma voz de menina?
Em menos de 4 anos, a influenciadora digital tornou-se um fenómeno de popularidade que galvaniza milhões de crianças, jovens, os pais e até os avós destes. São, ao todo – e os números podem mudar, para cima, claro, enquanto lê este artigo – 6,3 milhões de seguidores na plataforma Instagram, 6,7 milhões no TikTok e ainda 3,1 milhões no YouTube, a plataforma onde Bruna, ou Bru, como toda a gente carinhosamente lhe chama, mais fatura em dólares.
ELA VENDE TUDO: DAS MENINAS SEXYS AO BRINQUEDO PARA CÃO
Esta estrela do Instagram, Tik Tok, YouTube e também com alguma expressão no Twitter (400 mil seguidores), publica vídeos e fotos, com uma cadência moderada e estrategicamente pensada, bem editados por uma equipa profissional especializada em conteúdos para as redes sociais, que já vamos ficar a saber quem são.
E nessas publicações Bruna fala de si, dos seus dramas, apresenta marcas e vende de tudo um pouco: de roupa, sapatos ou joias a produtos para tornar os cabelos mais sedosos e sensuais (explorando o exagerado culto que as suas conterrâneas brasileiras têm pelos tratamentos capilares, de unhas e rosto), a conteúdos da Disney, onde fala de diversão, nutrição infantil saudável ou brinquedos para os mais pequenos e também para os seus cães – Pipi e Pulga – dois chihuahuas que são tão famosos e queridos pelos cibernautas quanto a sua dona.
CRISTINA FERREIRA TORNOU-SE UMA FORMIGA DIGITAL
Bruna chegou a Portugal em fevereiro de 2022 a convite da Endemol, mas a olheira da craque youtuber brasileira foi a apresentadora de televisão e diretora de Entretenimento e Ficção da TVI Cristina Ferreira, de 45 anos.
Ora Cristina Ferreira, considerada por muitos como a mulher mais influente e poderosa de Portugal não passa, afinal, de uma formiga digital quando comparada com Bruna, a prova de que a criatura supera o criador ou a confirmação de que o criador precisou da criatura para crescer e tentar ganhar escala além-fronteiras...
Ora, dizia, Cristina, e o seu Daily homónimo, a sua página no Instagram, são seguidos por 1,5 milhões de pessoas (-5,2 milhões do que Bru) e têm publicados 10.697 posts. Este número da apresentadora da Malveira é uma exorbitância, quando comparado com os apenas 643 publicados por Bruna, e dos quais, comparativamente, a brasileira consegue retirar um retorno económico bem maior.
Em suma, Cristina Ferreira, que se anuncia como "apresentadora de televisão e amante de moda" sua muito mais a posar para o boneco (em especial com roupas e sapatos da sua loja Casiraghi Forever, na Malveira, ou em viagens pelo mundo com a sua amiga e agente de viagens particular Catarina Duarte) do que Bruna, que, com 6% das publicações da apresentadora portuguesa, fatura uma nota para chuchu. E com uma vantagem: a brasileira nem precisa de aparecer na televisão para ganhar dinheiro.
DESGOSTO DE AMOR E LUTA CONTRA A VIOLÊNCIAMas voltemos à youtuber brasileira que anda a deixar os portugueses maluquinhos e apaixonados, e não no sentido em que está Bernardo Sousa, o piloto de 35 anos, seu atual namorado.
Quando em fevereiro de 2022 Bru deixou a cidade do Rio de Janeiro, onde vivia num apartamento provisório com os seus chihuahuas Pipi e Pulga, porque a sua casa definitiva ainda estava em construção, a jovem tinha acabado um relacionamento conturbado com o super popular Youtuber Felipe Neto, que até então geria a carreira de ambos, e começou trabalhar com a empresa StageDigital, presidida por Fabrizio Galardi, onde uma equipa, com mais de duas dezenas de profissionais, gere agora as suas redes sociais, e fatura como se não houvesse amanhã, em especial depois da 'freguesa' ter ganho o 'BB' em Portugal.
Além de Bruna ser uma máquina de fazer dinheiro online, ela, que terá vivido uma relação tóxica com o youtuber e comediante Felipe Neto, oferece uma percentagem das vendas das camisetas e bonés da sua marca 'Nuse' para ajudar mulheres vítimas de violência doméstica. Estas mulheres são apoiadas por uma ONG (Organização Não Governamental) chamada 'Coletivo Mulheres Em Ação no Alemão' (MEAA) que, na favela Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, ajudam em média 400 mulheres, ensinando-lhes direitos básicos e dando-lhes ferramentas para serem autónomas e saberem-se defender.
A NOVELA TRÁGICA QUE ALIMENTOU A INTERNET
Esta bela e sensual estrela do Instagram e YouTube, cujas fotos sobre moda, beleza e estilo de vida atraem milhões de seguidores no Brasil e que agora, por força do 'BB', foi descoberta pelos portugueses, publicou o seu primeiro vídeo no Instagram, fazendo uma dobragem, a 20 de março de 2016, e com um legenda singela dizendo apenas: "Opa". Não teve grande sucesso, mas não desistiu.
Só em maio de 2018 a sua fama iria disparar, sendo o mês em que lançou o seu canal de YouTube e um Vlog chamado "Oi Pissual". Nessa altura, Bru já namorava, há cerca de um ano, com o famoso youtuber Felipe Neto, de quem se viria a separar em dezembro de 2021, com acusações mútuas de roubo e violência no seio do casal, uma tragédia sentimental que milhões de pessoas seguiram com muito interesse, quer nas redes sociais de ambos, quer nos sites de coscuvilhices.
Bruna passou então por uma depressão, coisa que nunca escondeu dos seus milhões de seguidores, que a acompanharam ávida e diariamente, em especial para irem sabendo pormenores do fim, com estrondo, do relacionamento do amado casal maravilha de youtubers.
Chega ao 'BB' português com a missão de ressacar do desgosto amoroso e passa de deprimida a amada pelo povo português, com a vantagem de que ainda consegue conquistar o coração do piloto de corridas madeirense Bernardo Sousa, com quem mantém, de pedra e cal, uma relação amorosa.
AS DIFERENÇAS ENTRE BRUNA E CRISTINA
Se Bruna se mostra genuína nas redes sociais, o mesmo não tem acontecido nos últimos anos com Cristina Ferreira. A apresentadora da TVI e agora diretora da estação sempre se orgulhou das suas origens modestas, de ser a rapariga do Milharado, na Malveira, que construiu uma casa "à Ronaldo" junto a uma vacaria, mas, subitamente, começou a querer mostrar um lado sofisticado e luxuoso que não cola com o que sempre anunciou com orgulho.
No seu blogue, Daily Cristina, que se articula com o Instagram, Facebook e com a revista mensal Cristina, que começou por ser um sucesso de vendas, caiu abruptamente nas bancas e que hoje ninguém sabe quanto vende porque deixou de ser auditada, a apresentadora mostra-se rodeada de glamour em hotéis de luxo em Cannes, na Tailândia, nos Alpes ou em Itália, em iates nas Canárias, com roupas caras e viajar por destinos exóticos. Momentos que não estão ao alcance do bolso da grande maioria das pessoas que a veem na TV.
Todo esse glamour que Cristina exibe, por força de ser, como a própria disse na WebSummit, uma pessoa que ganha um ordenado elevado, tem afastado a comunicadora da sua audiência base e é notório que é por isso que Cristina não cresce em termos de seguidores. E se isso é mau em termos de autoestima para quem é elogiada pelos seus mais próximos, é péssimo para os anunciantes, que dali não esperam o retorno desejado.
Restará a Cristina, agora a explorar o nicho das conferências motivacionais com o 'Cristina Talks'' (um ciclo de palestras que iniciou em Guimarães e que em breve se repetirá no Altice Arena), pedir umas dicas à sua mais recente criação, Bruna Gomes, para aprender como ser autêntica... e amada.