
Os 'reality show' 'Casados à Primeira Vista' e 'Quem Quer Namorar com o Agricultor?', ambos transmitidos pela SIC há quatro anos, transformaram-se numa agência de casamentos, ou, em alguns casos, de puros engates, para centenas de pessoas em todo o país, ilhas incluídas, a cruzarem-se e a descruzarem-se em 'dates' esporádicos ou a viver debaixo do mesmo tecto. Alguns com romance, mas a grande maioria com atritos bem sérios, por incompatibilidade de feitios, zangas em direto em frente às câmaras, ruturas mais ou menos feias, histórias com finais infelizes.
Só que das centenas de encontros e desencontros, entre mortos e feridos, alguém se safou e encontrou par amoroso para a vida. Não necessariamente para toda... que essa coisa do "até que a morte nos separe" está definitivamente fora de moda.
"Ó CHICO, FILHO, VAI VER SE ÉS MESMO O PAI", DIZ MARIA
Os alarmes editoriais da The Mag soaram quando, há poucos dias, surgiu a notícia de que a veterinária Vanessa Ferreira, da margem do Sul do Tejo, estava grávida de sete meses de um menino, fruto de um alegado relacionamento com Francisco Martins, o famoso e carismático Chico das Aventuras de Navió, em Ponte de Lima.
A notícia que agora fez soar a sirene no regimento de sapadores da The Mag acrescentava que o casal "Vanessa em estado de graça" e "Chico prestes a ser pai" continuava às turras, que ela até tinha levado o barrigão para casa dos pais dela no Seixal e que a briga com Chico se devia, e muito, à presença da mãezinha deste, sempre pronta a meter o nariz no piso de cima da casa da aldeia onde o Agricultor vive. E ainda sublinhava o relato que Dona Maria, a mãe de Chico, lhe tinha recomendado que fizesse o teste (de ADN supõe-se) para ver se o filho é mesmo dele.
Este casal intempestivo tem um rebento encomendado, mas, no meio de dezenas de histórias e romances falhados destes programas de televisão há sempre umas aves raras que se safam e encontram o amor e uma cabana. Em alguns casos literalmente.
CASA, DESCASA E VOLTA A CASAR COM PATROCÍNIOS
Um desses casos raros de sucesso é o do comercial Bruno Fernandes e da enfermeira Tatiana Oliveira, um dos casais que mais deu que falar na segunda temporada da programa dos "Casados".
Foram o último casal arranjado pelos especialistas. Casaram numa cerimónia pomposa, mas a noiva começou logo a por defeitos no noivo - era demasiado baixo e ruivo, algo que a perturbou.
Depois, na lua de mel foi o descalabro, com ela a dizer que nem queria que ele se chegasse a ela e ele a insistir. Decidiram divorciar-se, meteram os papéis, mas nenhum deles disse que a vontade a sério já era a de ficarem juntos. Ah, e de voltarem a casar, com festa à princesa e muitos patrocinios à borla. Hoje são pais de um menino e estão juntos.
A MENINA DA CIDADE E O 'BRUTO' DAS OVELHAS
Quem também continua junto, de pedra e cal, são o casal do 'Agricultor' Maria João Ramos, a moçoila do Bairro de Benfica, em Lisboa, e Francisco Tomé, o tosquiador de Moura, que entretanto se mudou para a vila de Amareleja pois teve que sair de casa da ex-mulher para se juntar à nova amada que conheceu no 'reality' campestre da SIC.
O casal terá tentado ter um bebé, mas o coração do feto parou às 13 semanas. O drama não abalou a paixão que nutrem um pelo outro e por isso continuam juntos, apesar de ela estar em Lisboa a maior parte do tempo (agora a ajudar refugiados ucranianos que acolheu) e de ele estar no Alentejo a tratar do gado e dos campos.
O programa 'Quem Quer Namorar com o Agricultor?' parece ter sido, dos formatos televisivos que visam juntar pessoas improváveis, aquele que melhor tem resultado, pelo menos a avaliar pela quantidade de pares formados nas filmagens ou cruzados 'a posteriori' que se mantêm juntos.
UNS EXIBEM-SE NAS REDES, OUTROS FAZEM FILHOS PELA CALADA
Senão, vejamos. O jovem agricultor de Nisa Luís Feijão, que trabalha e reside em Castelo de Vide, ficou, depois de muito pega e despega, com a candidata a noiva Sara Barbosa, de Lixa, que nas redes sociais não pára de mostrar fotos com o seu mais que tudo Feijão por terras alentejanas.
O casal mais bem sucedido, mas também o mais discreto é João Paliotes, de Monforte, e Dalila Gomes de Alcochete, que tiveram um filho, separaram-se, voltaram-se a juntar e já tiveram outro rebento. E tudo sem a benção de Sónia Casimiro, mãe de João, que não aceita que o seu menino fique com Dalila. Mas ele está apaixonado e deixou a família quase toda por ela. Hoje é pai e a mãe é avó.
O CASAL TOCA E FOGE AOS FINS DE SEMANA
Outro casal que se formou no mundo rural à custa de 'reality show' da SIC foi João Menezes e Soraia Lopes, que já terminaram algumas vezes, mas voltam sempre. Ele está em Montemor o Novo, ela no Porto, mas os pombinhos não deixam de se encontrar vários fins de semana no recatado monte alentejano dele.
UM AMOR A PASSO DE CARACOL ALENTEJANO
Quem também anda em itinerância entre Cascais e Elvas é Sónia Reto, a rainha do Tik Tok atrevido e o carismático João Neves, o homem que se veste e comporta como um toureiro e tem o estilo no apelido de nascença. João e Sónia têm-se encontrado na herdade do patrão dele na fronteira entre Elvas e Campo Maior e o namoro avança a passo de caracol alentejano.
ATÉ O IVO DA DONA ZÉLIA SE SAFOU
Mais a norte o amor também anda no ar. Então não é que Ivo Pires, o filho da famosa Dona Zélia, a mãe mais protetora e controladora da televisão portuguesa fora das novelas, também encontrou namorada no 'reality' temático? E também pensa casar com ela e ter filhos? Ah, pois é. A felizarda sortuda que calhou na rifa a Ivo chama-se Mónica Cunha, vem de Amarante, mas já esteve emigrada da Suíça, onde trabalhou nos hotéis.
O CASO BICUDO DE TIAGO BELO, FUGIDO EM GUERRA COM A FAMÍLIA
Um dos casos de amor mais bicudos que aconteceu por causa da televisão e dos 'reality' ainda nem sequer é do domínio público ou foi notícia, mas a The Mag, vai contá-la, mesmo não tendo um final feliz. Quem não se lembra de Tiago Belo, o agricultor da aldeia de Vale Pousadas, em Castelo Branco, que se enamorou da nortenha Joana Soares, de Paredes, mas que levou tampa e não teve sorte no final do programa?
Ora Tiago Belo não se ficou pela tampa que Joana lhe deu quando descobriu que o seu agricultor andava a trocar mensagens picantes com Sara Silva, uma quarentona mãe de 4 meninas, mas que tinha estado na primeira edição do Agricultor como pretendente da quinta de Filipe Camejo, de Aldeia da Ponte, no concelho do Sabugal.
Sara e as filhas (uma delas bebé recém-nascida) mudaram-se para Vale Pousadas, para casa do empresário Tiago Belo, mas a porca torceu o rabo quando a mãe de Tiago, Cesaltina, e o irmão e sócio, Rogério, o colocaram contra a espada e a parede e ele teve que fugir da aldeia. A briga familiar meteu dinheiros. Dinheiros de heranças e a família dele desentendeu-se com o agricultor apaixonado e pai postiço de quatro crianças.
A The Mag sabe que Filipe Camejo, o ex-concorrente da primeira edição do 'Agricultor' deixou Tiago Belo ficar na sua quinta com cavalos em Aldeia da Ponte durante uns dias, mas o empresário de Castelo Branco rápido arrumou a trouxa e rumou à Suíça, onde atualmente trabalha na construção civil.
OS FOFINHOS QUE AINDA ESTÃO EM ESTADO DE GRAÇA
Para o final deste artigo deixamos, de propósito, o pombinhos que ainda estão em estado de graça e muito apaixonados, acabadinhos de sair do último 'reality show' que a SIC ainda está a emitir - o 'Casados à Primeira Vista'. São eles o brasileiro Bruno Lima e a jornalista e bloguer de moda Inês Martins e o empresário Bruno e a 'personal organizer' Ruth, que neste momento estão a viver e a trabalhar juntos em eventos em Lisboa.