
O último ano foi dos mais duros que a rainha Letizia teve de atravessar. Desde as múltiplas acusações de infidelidade às notícias constantes de polémicas na Casa Real, a rainha viu ainda o povo, que sempre a estimou, virar-se contra si, durante uma visita a Valência.
A passar por momentos delicados e com o casamento por um fio, a rainha não tem tido vida fácil e sofre cada vez mais com crises de ansiedade. De acordo com a psicóloga Rubi Abad, contactada pela imprensa espanhola para traçar um perfil de Letizia, esta sofre de transtorno de personalidade com as relações ocasionais que vive a serem uma forma de colmatar o vazio que sente pela sensação de abandono causada pelo facto de o pai ter deixado a casa de família quando ela e a irmã ainda eram crianças, casando de seguida com uma mulher mais nova.
Há quem diga que Letizia nunca conseguiu superar esse vazio e que procurou em homens mais velhos a figura paterna que nunca foi presente na sua vida. "A promiscuidade de Letizia não tem só a ver com desejo sexual. No fundo, é para lidar com o vazio interior que carrega desde a sua infância, devido ao abandono do pai. Daí a busca constante por validação", diz a psicóloga, acrescentando que a rainha consegue encontrar algum conforto em relações ocasionais.
"Para ela o sexo não é algo físico, é algo em que ela se sente valorizada, querida. Preenche um vazio emocional através de relações breves mas intensas".
E se durante a sua vida de solteira, essas relações não tinham qualquer impacto público, o facto de agora virem à tona causaram um novo escândalo na Casa Real espanhola, a precisar de paz desde as polémicas com Juan Carlos. A maior foram as revelações que davam conta de que a rainha terá vivido um affair com o ex-cunhado Jaime Del Burgo, antigo companheiro da sua irmã.
A 'bomba' explodiu há cerca de um ano e desde então que na Casa Real se tenta conter os estilhaços. De acordo com fontes próximas dos reis, o casamento está acabado, os dois nem sequer partilham o mesmo quarto e só a necessidade de manter a imagem intocável faz com que continuem juntos.
Ainda assim, são cada vez mais as notícias que dão conta de que ambos mantêm, neste momento, vidas paralelas. Enquanto Felipe VI tem encontrado conforto nas escapadinhas à neve com amigos, fala-se que Letizia estará perdida de amores por um empresário de topo de Madrid, com quem manterá encontros secretos.
Apesar das constantes notícias em torno da monarca, fontes garantem que também há muita especulação em torno de Letizia, que tenta gerir o caos em que a sua vida se tornou desde que a polémica traição foi tornada pública.
Certo é que este não é o único problema na relação com Felipe, sempre marcada por altos e baixos. Fontes do Palácio relatam à imprensa espanhola uma Letizia muito difícil de lidar, com um feitio complicado e que, à conta disso, não mantém amizade com qualquer membro da família do marido. Felipe foi sempre tentando colocar água na fervura perante os atitudes mais explosivas da mulher, mas até ele já estará cansado de aguentar o barco sozinho.