Quando regressou à TVI, Cristina Ferreira estendeu a mão a Ruben Rua e concretizou o sonho do amigo em consolidar a sua presença na televisão. Começou com o programa 'Viva a Vida', mas acabaria por ter mais oportunidades, que o modelo saboreava e desfrutava, consciente da grande oportunidade que estava a ter. No entanto, com a perda de protagonismo na vida da diretora e o poder cada vez maior de José Eduardo Moniz, Rua começava a sentir o lugar em risco, e a saída efetivou-se no início do ano, quando deixou o programa 'Em Família'. O seu futuro era então explicado como "indefinido", mas a verdade é que esse acabou por ser um termo lisonjeiro para o afastamento do modelo, em definitivo, dos ecrãs da TVI. Sem qualquer vínculo com a estação e sem propostas da concorrência, Ruben tem desfrutado do seu tempo livre, mas ainda não apresentou novos projetos.
Nas redes sociais, podemos vê-lo, porém, em inúmeras viagens a destinos de sonho. Encontra-se atualmente em Hong Kong, esteve em Bali na Indonésia, numa viagem romântica ao lado da namorada, a DJ italiana Ana Amato, e em Los Angeles, na Califórnia, onde viveu experiências que não estão ao alcance de todos como o mítico Festival Burning Man. No perfil da sua conta de Instagram, define-se como "artista" e fala em "liberdade", mostrando que, neste momento, não está preso a nada.
Antes de deixar os ecrãs, admitiu, no entanto, que gostaria de fazer um programa de viagens, pelo que poderia estar a desenvolver algo a título particular com as suas inúmeras viagens pelo mundo. "Tenho um formato televisivo idealizado. Acho que, em Portugal, não existem formatos de viagens. Acho que, se calhar, nunca se fez um formato de viagens, de uma certa maneira, menos tradicional“, disse.
Sem um rendimento proveniente da televisão, as redes sociais acabam por financiar a vida atual de Ruben Rua, que no entanto sempre disse que não queria viver apenas do trabalho como influenciador, precisando de outros desafios para se sentir completo. "Hoje, conseguia. Mas eu sou uma pessoa que nunca teve apenas uma fonte de rendimento. Não tanto pelo dinheiro, mas pela minha personalidade. Sou uma pessoa que gosta de estar envolvido em vários projetos em simultâneo. Não posso negar que não tenho nenhum rendimento associado ao meu Instagram, tenho".
No entanto, essa oportunidade parece ser um cenário cada vez mais afastado, com as portas da TVI a parecerem fechar-se, depois do percurso que lá trilhou como apresentador, algo que Ruben não julgava que iria acontecer.Apesar do futuro incerto e da apreensão, publicamente Ruben tenta passar a ideia de tranquilidade em relação ao que irá acontecer ao longo do próximo ano. "Dizem que vou ser despedido ou estou por um fio na TVI. A verdade é que o tempo passa e continuo na estação. Tenho um contrato e apresento um programa que tem sucesso nas audiências", atirou Ruben Rua, citado pela 'TV Mais'.
"Dizem que vou ser despedido ou estou por um fio na TVI. A verdade é que o tempo passa e continuo na estação. Tenho um contrato e apresento um programa que tem sucesso nas audiências", atirou Ruben Rua, meses antes de ser dispensado, citado pela 'TV Mais'.
Já sobre Cristina, o apresentador afirmava que a amizade entre os dois era à prova de bala e que conseguem separar a relação pessoal da profissional. "Ela sempre foi, é e será minha amiga. O que as pessoas dizem importa-me pouco. Tem havido tanta especulação. Ou temos um romance ou já não nos damos. Nós somos amigos e o resto importa-me pouco".
Ainda assim, é inegável que a amizade entre os dois já foi mais próxima e que atualmente há um maior distanciamento do que aquele que em tempos os levava a partilhar férias e escapadinhas juntos, antes da presença de João Monteiro na vida da estrela.