
Sofia sempre foi a filha dos reis de Espanha na sombra. Discreta, passou a sua juventude na sombra dos holofotes da irmã, Leonor, que, como herdeira ao trono, sempre fez recair sobre si todas as atenções. Talvez por isso a Infanta chegue aos 18 anos sem que se saiba muito acerca dela. Além dos novos retratos oficiais que vamos vendo aqui e ali - por ocasião da maioridade foi divulgado um conjunto de fotografias - e do que é tornado público como o facto de estar a cumprir o ensino médio no País de Gales, pouco se sabe sobre a filha mais nova de Felipe e Letizia. Do que gosta? Quais são as suas áreas fortes? Tem namorado? Quem são os seus amigos?
E se estas perguntas sempre ficaram sem resposta, nestas últimas semanas soube-se mais sobre a Infanta do que em todos os seus anos de vida. A propósito dos seus 18 anos, foi informado que Sofia não pretendia, à semelhança da irmã, cumprir formação militar e que tinha bem definidos os seus planos para o futuro que passam pelo ensino universitário. Direito ou Relações Internacionais são duas possibilidades em cima da mesa, sendo que a infanta também não pretende estudar em Madrid nem viver no Palácio Zarzuela.
Para muitos, este é um ato de rebelião da jovem contra os pais e uma espécie de murro na mesa, a dizer que não pretende ficar na 'prateleira' da família real espanhola, mas sim ter uma vida que faça a diferença, e que não esteja diretamente associada à coroa, onde terá sempre um papel secundário. "Se há coisa que Sofia tem presente é que não quer ser como as tias, Elena e Cristina. Ela não vai viver para sempre na sombra da irmã", diz uma fonte à imprensa espanhola, acrescentando que Sofia mostra, assim, ter um pulso mais firme do que aquilo que se julgava.
RELAÇÃO TENSA COM A MÃE
Um dos motivos apontados para Sofia não querer regressar a Madrid é a relação tensa que sempre terá mantido com a mãe, Letizia. Desde que saiu de Espanha para estudar, a jovem tem desfrutado de uma verdadeira liberdade, apesar do controlo à distância da rainha. Não querer perder aquilo que conquistou leva agora a Infanta a querer continuar os seus estudos longe de Espanha, onde poderá gozar também de um certo anonimato, sem que a associem diretamente à família real.
Quem não pode fugir da sina do sangue que lhe corre nas veias é a filha mais velha dos reis de Espanha, que está a ser treinada para suceder ao pai, Felipe VI. Neste momento, e a propósito da sua formação militar, está a cumprir um período de travessia no mar a bordo do navio escola Juan Sebastian Elcano. Apesar dos desafios que tem encontrado, e da sua saúde se ter revelado frágil no mar - com a princesa a sofrer de enjoos constantes - Leonor tem mostrado resiliência.
Ao longo do período no mar, a filha mais velha dos reis de Espanha viu ainda fotografias suas em biquíni terem sido tornadas públicas, bem como o momento em que se divertia na noite com o seu suposto namorado, colega da embarcação.