JNcQUOI Fish
Em plena Avenida da Liberdade, no coração de Lisboa, o peixe e o marisco são estrelas no JNcQUOI Fish. Entre os pratos principais destacam-se, entre outros, o bitoque de atum com ovo a cavalo e o arroz de lavagante nacional com coentros, mas há muito mais para provar das delícias gastronómicas com sabor a mar que saem da cozinha deste restaurante liderado pelo chef Filipe Carvalho.
BICLAQUE X
Continuando pela capital, a rota gastronómica passa pelo Biclaque, no Parque das Nações, e pelas iguarias transmontanas. "Cada produto próprio do Biclaque nasce de processos que unem tradição e inovação, preparados com rigor e respeito", pode ler-se na carta do restaurante. E se não acredita, fique com esta sugestão: o Estendal, prato que consiste numa alheira de rabo de boi e cogumelos acompanhada por bola de carnes.
ZEROZERO BELÉM
Com vista para o Tejo e muitos lugares disponíveis – são 500 lugares (314 lugares interiores e 186 na espanada) –, a pizzaria ZeroZero Belém, no Edifício Espelho d’Água, inaugurou em 2025 e é a maior de Lisboa. Há pizzas, massas, risotos e saladas, mas não só. À atenção dos mais gulosos, este restaurante "conta com uma gelataria artesanal, enriquecendo a experiência gastronómica que a marca oferece".
BONANÇA
Também na capital, mais especificamente à Associação Naval de Lisboa, em Belém, falamos-lhe do Bonança. "Inspirados pelos ventos que guiaram as caravelas, convidamo-lo a embarcar nesta brisa de aventura, onde tradição e descoberta se unem num abraço harmonioso", lê-se na descrição do espaço. Está disposto a aceitar o convite deste restaurante? Um arroz malandro de carabineiro e limão irá com certeza abrir-lhe o apetite.
BACORINHO
Para quem quer comer leitão à Bairrada sem ter de ir à Mealhada a sugestão é o Bacorinho, em Setúbal. Mas há muito mais com que se deliciar neste resturante que convida todos a "experimentar os sabores autênticos de Portugal". A especialidade da casa é o leitão à Bacorinho, descrito assim: "Estaladiço por fora, suculento por dentro e acompanhado do nosso molho especial. É verdadeiramente irresistível".
ESSÊNCIA BY JOÃO COUTO
Na aldeia dos Marmelos, no concelho do Alandroal, brilham os sabores do Alentejo no Essência, do chef João Couto, mas não só, já que a proposta passa pela fusão com outras cozinhas. Por isso mesmo, no Essência by João Couto há "cozinha de autor com sabor a tradição". O bacalhau com húmus é descrito pelo chef com alma alentejana como o "clássico reinventado com um toque criativo".
MESA FARTA
Terminamos esta viagem gastronómica com o Mesa Farta, em Tavira, restaurante do chef algarvio João Viegas, onde a oferta vai do rissol de polvo à açorda com camarão vermelho de Vila Real de Santo António, passando pela cavala braseada e muitas outras iguarias. Tudo servido num espaço acolhedor e elegante e com... muita alma lusitana!