'
Weekend - Tendências

A flanela portuguesa está na moda e faz-nos reviver (e reinventar) o passado

De uma comunhão entre o legado familiar e uma forma diferente de estar na moda, nasceu uma marca portuguesa, que faz sucesso a nível internacional.
21 de janeiro de 2026 às 20:20
Homem com bigode e boné de flanela portuguesa, peça de roupa popular
Homem com bigode e boné de flanela portuguesa, peça de roupa popular

Mantemos os olhos no futuro, mas cada vez com mais respeito e atenção pelo nosso passado, o que leva algumas marcas a reavivarem algumas tradições antigas, transformando-as em tendências. 

A marca Portuguese Flannel é um desses bons exemplos. Foi desenvolvida há mais de 15 anos por António Magalhães que, oriundo de uma família ligado aos têxteis, decidiu dar continuidade ao sonho, entretanto interrompido, com o nome 'Portuguese Flannel', a ser precisamente em memória a esse legado familiar.

"Quando o meu pai recebia clientes estrangeiros, ele usava essa designação, talvez para se identificar melhor a origem do tecido",  contou António Magalhães ao site Portuguese Textil, acrescentando que pega nas típicas flanelas portuguesas para as reinventar, já contando com duas lojas abertas. "O conceito da marca mostra a nossa personalidade, o nosso gosto, as nossas memórias. É muito interessante termos inspiração nas pessoas à nossa volta, mas também é uma interpretação muito pessoal, sobretudo dos anos 90, que marcaram a minha adolescência."

O sucesso da marca tem expressão internacional e há muitos que se rendem à tendência, recordando as suas origens, para aquecer os pescadores e as mulheres destes, que estavam constantemente sujeitos aos ventos gélidos da Nazaré.

O resultado é um conceito em que passado e presente convivem de mãos dadas.

Saber mais sobre

você vai gostar de...


Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável