'O Monte dos Vendavais' é um clássico nas estantes de grande parte das casas em todo o mundo. A obra, escrita há quase 180 anos por Emily Brontë, e que fala de um amor intenso, obsessivo e tóxico entre Catherine e Heathcliff, vivido no cenário do Yorkshire, já foi retratada várias vezes no teatro, cinema ou pequeno-ecrã, mas ganha agora um novo fôlego ao voltar aos cinemas pelas mãos de Emerald Fennell, que assume que há muito tinha o sonho de dar vida a esta história de uma forma muito própria.
“[Quis fazer um filme que] fosse algo como o livro que li quando tinha 14 anos, queria desesperadamente fazer isto. Estive obcecada. Fui levada à loucura por este livro. E agora estou ainda mais louca do que antes, porque pensei em poucas mais coisas nestes últimos dois anos”, disse à. BBC, acrescentando que se tentou manter fiel à história original, ainda que, claro, com a sua interpretação. "Penso que a forma como nos relacionamos com as personagens é muito particular”.
Neste filme, que já está a gerar grande burburinho no cinema, as personagens principais são interpretadas por Margot Robbie e Jacob Elordi, cujo desempenho está a ser muito elogiado.
Este é apenas um dos grandes clássicos da literatura que está este em ano em altas no grande ecrã, que tem recebido histórias densas com anos e anos de história como 'Frankenstein' ou 'Drácula'.