
É quase como ir a Roma e não ver o papa. Uma visita ao Porto merece que se aprecie o chamado néctar dos deuses, que faz parte da história da cidade: as caves do vinho do Porto. De tradição secular, situam-se nas margens do Douro, em Vila Nova de Gaia, e prometem levá-lo a descobrir todos os segredos desta iguaria tão apreciada em todo o Mundo. Aqui ficam algumas sugestões para visitar. CAVES CALÉM Quando se fala em vinho do Porto, é fácil vir-nos à memória o rótulo da Calém, precisamente uma das caves mais antigas e míticas do vinho do Porto. Fundadas em 1859, já têm as suas centenas de anos de história em museu, que é possível visitar através da visita guiada, da qual faz parte as famosas provas e até espetáculos de fado a acompanhar.
CAVES CALÉM
Quando se fala em vinho do Porto, é fácil vir-nos à memória o rótulo da Calém, precisamente uma das caves mais antigas e míticas do vinho do Porto. Fundadas em 1859, já têm as suas centenas de anos de história em museu, que é possível visitar através da visita guiada, da qual faz parte as famosas provas e até espetáculos de fado a acompanhar.
TAYLOR'S
É, sem dúvida, uma das caves mais antigas de Vinho do Porto, tendo nascido em 1692. São centenas e centenas de anos de história que podem ser acompanhadas na visita à cave, que conta com um museu, do qual fazem parte pinturas, filmes e outros materiais documentais. Sem esquecer, claro, a tão apreciada prova de vinhos.
CAVE CHURCHILL É uma cave relativamente recente, pois data de 1981, mas tem vindo a ganhar cada vez mais admiradores, com o espaço mais reduzido a criar um ambiente acolhedor. As visitas são por isso mais intimistas, bem acompanhadas e perfeitas para conhecer todos os segredos deste vinho do Porto.
CAVE CHURCHILL
É uma cave relativamente recente, pois data de 1981, mas tem vindo a ganhar cada vez mais admiradores, com o espaço mais reduzido a criar um ambiente acolhedor. As visitas são por isso mais intimistas, bem acompanhadas e perfeitas para conhecer todos os segredos deste vinho do Porto.
CAVES FERREIRA Falar das Caves Ferreira é também falar da sua mítica proprietária, mais conhecida por Ferreirinha. A marca é lendária tendo iniciado o seu percurso em 1751, com Antónia Adelaide Ferreira a destacar-se num mundo maioritariamente masculino. A história das Caves Ferreira cruza-se, no seu interior, com muitas retratos da dona, que marcou a diferença na sua época.
Falar das Caves Ferreira é também falar da sua mítica proprietária, mais conhecida por Ferreirinha. A marca é lendária tendo iniciado o seu percurso em 1751, com Antónia Adelaide Ferreira a destacar-se num mundo maioritariamente masculino. A história das Caves Ferreira cruza-se, no seu interior, com muitas retratos da dona, que marcou a diferença na sua época.
REAL COMPANHIA VELHA A produtora, que nasceu em 1756, soube manter a sua qualidade e hoje a Real Companhia Velha tem dos Vinhos do Porto mais comprados em todo o Mundo. A sua história conta-se nas paredes da cave que a viram nascer, com uma visita guiada para explicar o percurso de sucesso da empresa.
REAL COMPANHIA VELHA
A produtora, que nasceu em 1756, soube manter a sua qualidade e hoje a Real Companhia Velha tem dos Vinhos do Porto mais comprados em todo o Mundo. A sua história conta-se nas paredes da cave que a viram nascer, com uma visita guiada para explicar o percurso de sucesso da empresa.