A UN Tourism anunciou quais são as vilas e aldeias que mais se destacam a título mundial e três portuguesas entraram diretamente na lista. "Estas aldeias mostram que, ao abraçar o turismo, é possível promover a inclusão social e construir um futuro onde ninguém fica para trás", destacou Zurab Pololikashvili, secretário-geral da UN Tourism. Eis as três pérolas portuguesas distinguidas.
Loriga
Situada na parte sudoeste da Serra da Estrela, encontra-se a 20 km de Seia, a 770 metros de altura e encaixada num vale glaciar. Loriga é natureza em estado puro com riachos, cascatas e uma paisagem verdejante a envolverem Loriga num manto de beleza único, sendo considerada uma das maravilhas de Portugal.
Mértola
Mértola, também apelidada de Vila-Museu, é uma vila muralhada, situada no distrito de Beja. Foi em tempos um dos mais importantes portos fluviais do Mediterrâneo, daí que visitá-la seja também fazer uma viagem na história do tempo dos romanos, com presença muçulmana e cristã. Com vista para o Guardiana, merece uma vis
Vila Nogueira de Azeitão
É uma encantadora vila portuguesa reconhecida pela sua riqueza histórica, património natural e excelência gastronómica. Situada no coração da Península de Setúbal, a cerca de 40 quilómetros de Lisboa, a localidade aninha-se entre a majestosa Serra da Arrábida e o estuário do Rio Sado.