
O São João no Porto é sinónimo de festa, tradição e muita animação. Entre martelinhos, fogo de artifício e bailaricos, há também tempo para descobrir novos sítios da Invicta. De restaurantes de autor a hotéis de charme e clássicos imperdíveis, estes cinco sítios prometem elevar a tua experiência sanjoanina.
1. Ribeira
O coração pulsante da cidade durante o São João, a Ribeira é um dos locais mais icónicos e procurados para celebrar a noite mais longa do ano. Com o rio Douro a seus pés e as luzes da Ponte Luís I como pano de fundo, este é o sítio ideal para assistir ao espetáculo de fogo de artifício, que explode no céu à meia-noite de 23 para 24 de junho, com a duração de 16 minutos.
Para além da vista privilegiada, a zona transforma-se num autêntico palco, com bares a funcionar até tarde, música popular e danças entre turistas e locais.
2. Sardinhas e caldo verde no Guindalense
Junto às escadas dos Guindais, e bem próximo das Fontainhas, o café do Guindalense Futebol Clube faz a festa a partir das 16 horas até às 6h da manhã. O seu terraço oferece uma das melhores vistas sobre o Rio Douro e para o fogo de artificio à meia-noite. Este ano, atuam por lá a banda Doce D'Mel, Paulo Costa e o DJ Edu e servem-se petiscos bem portugueses como sardinhas assadas, chouriço assado ou caldo verde. A entrada é livre.
3. Buffet na varanda no Tenro by Digby
No dia 23 de junho, o restaurante Digby, no Torel Avantgarde, convida a uma noite imperdível com um menu especial, ambiente elegante e vista privilegiada para o espetáculo pirotécnico. A partir das 19h30, serve-se um jantar com buffet e bebidas incluídas, por 130€ por pessoa. Serão servidas as tradicionais sardinhas e caldo verde, além de enchidos, salada de pimentos, porchetta, arroz de rabo de boi e, entre outros, tataki de atum. Para sobremesa, conte com panacotta de manjericão e compota de tomate, leite-creme, tarte de amêndoa e churros.
Mesmo que não vá apenas pelo buffet, pode optar por ficar hospedado no Torel Avantgarde, um boutique hotel de cinco estrelas recentemente distinguido pelo Guia Michelin (de hóteis) em 2025.
4. Arraial World of Wine
Em pleno coração de Vila Nova de Gaia, com vista privilegiada para o Douro e para o Porto, o World of Wine (WoW) é um quarteirão cultural e gastronómico imperdível. Durante o São João toma a forma de arraial popular, com música tradicional ao vivo e postos de comida e bebida por todo o espaço. Tudo isto com vista privilegiada para o fogo de artifício, claro.
5. Sandes de Pernil na Casa Guedes
Se há sabor que rima com tradição no Porto, é o da mítica sandes de pernil com queijo da Serra da Casa Guedes. Este clássico portuense é paragem obrigatória para locais e visitantes e, durante o São João, o ambiente à volta é ainda mais vibrante. Entre os arraiais, os martelinhos e as sardinhas assadas, nada como fazer uma pausa nesta casa de culto gastronómico. Ideal para um lanche reforçado ou até como jantar informal antes de seguir para a Ribeira ou para os bairros com concertos.