
Não é segredo para ninguém que Portugal é um país de mil encantos e que muitos deles estão escondidos no interior, em pequenas aldeias, que são segredos bem guardados, que importa descobrir. Apesar de paraísos remotos, não quer dizer que escapem ao crivo dos especialistas e, recentemente, no ranking elaborado pela revista 'Forbes' e que destaca as aldeias mais bonitas do mundo, há uma portuguesa na lista.
Em primeiro lugar ficou Bibury, uma pitoresca localidade rural em Costwolds, Inglaterra, onde tudo parece um pequeno postal.
Na segunda posição ficou Hallstatt, uma aldeia austríaca muito famosa que se localiza junto a um pequeno lago, numa beleza de conto de fadas, que merece ser visitada.
A completar o top 3 surge Reine, na Noruega, que oferece a paz de uma pequena localidade no meio da montanha e tem a particularidade de oferecer a possibilidade de se assistir ao fenómeno natural da aurora boreal.
A aldeia portuguesa na lista surge na 21ª posição e é Monsanto, na região da Beira Baixa, a 25 quilómetros de Idanha-a-Nova. "Escavada na espinha granítica do centro de Portugal, Monsanto agarra-se a penedos pré-históricos como uma miragem forjada em pedra. As suas casas medievais aninham-se sob rochedos colossais, com os telhados vermelhos a espreitarem como pétalas de terracota", pode ler-se na descrição da 'Forbes' sobre aquela que é apelidada a aldeia mais portuguesa de Portugal e que fica no topo de uma elevação de 758 metros de altitude.
Veja o top 10 das aldeias mais bonitas
1. Bibury, Inglaterra
2. Hallstatt, Áustria
3. Reine, Noruega
4. Giethoorn, Países Baixos
5. Gásadalur, Ilhas Faroé
6. Oia, Grécia
7. Bourtange, Países Baixos
8. Kotor, Montenegro
9. Shirakawa-go, Japão
10. Batad, Filipinas