
O cartaz é de luxo mas, por muitas voltas que se possam dar, as atenções sobre a edição deste ano do CoolJazz, estão todas voltadas para Lionel Richie, um dos mais reconhecidos e prestigiados cantores norte-americanos. O ex- Commodores, que na sua carreira a solo vendeu mais de cem milhões de discos, atua sábado no Hipódromo Manuel Possolo, em Cascais, ele que foi a primeira confirmação do festival e que agora faz as honras de fechar a primeira noite do evento. Na mala traz algumas canções que atravessaram décadas e que andam na memória e na ponta da língua de muitas gerações: 'Stuck On You', 'Endless Love', 'Ballerina Girl', 'Easy', 'Hello', 'Say You Say Me' (valeu-me um Óscar), 'Truly', 'All Night Long' ou 'Dancing On The Ceiling'. A primeira parte está a cargo do multi-instrumentista luso-sueco Filipe Karlsson e do projeto português Cátia Ribeiro Quarteto.
Depois de Lionel Richie, as grandes noites no Hipódromo regressam no dia 19 com os noruegueses Kings of Convenience (a primeira parte cabe às irmãs portuguesas Golden Slumbers), dia 20 com os texanos Snarky Puppy (Filho da Mãe assegura a abertura do palco) e dia 22 com outro grande veterano da música Van Morrison, de 77 anos, ele que começou a tocar como músico itinerante com apenas 13 anos. Quem não se lembra de ‘Brown Eyed Girl’? Dia 26 é a vez do norte-americano Ben Harper mostrar porque razão é um dos grandes nomes do rock independente de inspiração folk e dia 27 o português Tiago Bettencourt surge no festival para assinalar 20 anos de carreira (antes dele, Nena estará a abrir o palco com a convidada especial Joana Almeirante). Finalmente, a edição deste ano encerra no dia 29 com a incontornável Norah Jones (o português João Só assegura a primeira parte).
Este ano, o festival Cool Jazz abre as portas ao público de ‘cara lavada e renovada’ com um recinto alargado e um novo palco secundário em formato de anfiteatro. Os grandes concertos têm lugar no Hipódromo Manuel Possolo mas também há espetáculos no Parque Marechal Carmona e nos Jardins da Casa de Histórias de Paula Rego. A música começa a ouvir-se pelas 20h00 com as Cascais Jazz Sessions by Smoth FM, seguindo-se então depois o primeiro concerto no palco principal seguido do cabeça de cartaz. Aos domingos, pelas 19h00, acontecem nos Jardins da Casa de Histórias Paula Rego as Cascais Lazy Sundays. Mas a experiência do CoolJazz começa ainda antes dos primeiros acordes. O Cool Pick&Go, no Parque Marechal Carmona, conta com várias opções gastronómicas que permitem ao público jantar já dentro do recinto do festival, sendo que este ano metade das opções são veggies.