
É com sabor a mar que Henrique Sá Pessoa se vai estrear no continente americano. 'Sereia' é o nome escolhido para o restaurante que o premiado chef vai abrir em Miami e que pretende levar até aos Estados Unidos sabores tipicamente lusos "com alguns toques mediterrânicos, ibéricos e internacionais", como o famoso Bacalhau à Brás e a Cataplana, que vão estar presentes na ementa.
Sobre a localização do restaurante, o chef de 48 anos explicou que, após algumas viagens a Miami, começou a entender uma preferência por ceviches e tártaros. Assim, decidiu focar-se mais em ingredientes portugueses, mas com o peixe e o marisco local de Miami como pano de fundo. A ementa final será anunciada ao público no final desta semana.
O regresso ao sítio onde começou a estudar vai ser a primeira aventura do chef de duas estrelas 'Michelin' nos Estados Unidos. Com a inauguração no dia 29 de fevereiro e a abertura ao público no dia 1 de março, Sá Pessoa admite estar "entusiasmado" com o novo desafio, numa cidade que está a crescer em várias áreas. A nível gastronómico, tem recebido vários chefs nos últimos anos, como Gordon Ramsey e Massimo Bottura. A alta cozinha está a crescer cada vez mais em Miami, aumentado, assim, o desafio do chef português.
Num ambiente de 'casual fine dinning', Sá Pessoa conta na cozinha com um chef de cozinha local, cubano, e outro com quem tem trabalhado. O chef já se encontra em Miami com a equipa para montar o restaurante, que se junta aos restantes projetos internacionais de Henrique Sá Pessoa, que tem espaços no Cairo e o 'Joia', em Inglaterra, que se tornou num caso de sucesso.