'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
WEEKEND passeios

É estender a toalha e juntar a malta! Os melhores sítios ao ar livre para fazer um piquenique no Porto e Lisboa

Com o calor a apertar, nada melhor do que descansar ou conviver à sombra num parque cheio de árvores. Conheça os melhores sítios para relaxar rodeado pela natureza.
28 de junho de 2023 às 23:28
piquenique
piquenique Foto: getty images

Um piquenique nunca sai de moda e é a oportunidade perfeita para juntar a família e amigos num ambiente descontraído e ao ar livre. Com o calor a apertar, as sombras são a melhor opção para estender a toalha, mas felizmente o que não falta são locais onde vale a pena fazê-lo em Portugal. Conheça os mais bonitos entre Lisboa e Porto.

PARQUE DE MONSANTO

Aqui, há muito por onde escolher, desde o Alvito ao Parque Keil do Amaral, o que não falta são sombras, espaço livre e verdejante, num cenário de encher o olho. É também o sítio ideal para ir acompanhado pelo seu amigo de quatro patas, que tem muito espaço para correr à vontade. E a parte boa é que Monsanto tem tantos parques e é uma área tão extensa que mesmo nos fins de semana não há o risco de ficar 'congestionado'.

Parque de Monsanto
Parque de Monsanto

PARQUE URBANO DO JAMOR

Com pistas de corridas e zonas específicas para fazer exercício, o Parque Urbano do Jamor é considerado um ginásio a céu aberto. Mas se é perfeito para os mais ativos, que adoram fazer exercício, também o é para quem quer simplesmente fazer um pic-nic no relvado junto aos cursos de água. Tem também zonas de lazer para os mais novos, pelo que é ideal para levar toda a família.

Parque Urbano do Jamor
Parque Urbano do Jamor

LAGOA AZUL DE SINTRA

A Lagoa Azul, em Sintra, é um verdadeiro oásis a dois passos de Lisboa. Com uma paisagem de sonho, é possível relaxar, fazer desporto ou trocar dois dedos de conversa no meio daquela maravilhosa envolvência. Leve calçado confortável e mesmo durante o tempo quente - principalmente ao fim da tarde - não se esqueça de um fino casaco, pois o tempo em Sintra consegue ser muito traiçoeiro.

Lagoa Azul
Lagoa Azul

JARDINS DA GULBENKIAN

Aqui, estamos mesmo no coração de Lisboa, mas o ar que se respira é quase tão puro como se estivessemos no campo. Há amplos relvados, lagos e pequenas quedas de água a lembrar-nos que os jardins da Gulbenkian são mesmo um dos paraísos da capital. 

Gulbenkian
Gulbenkian

Quem não conhece, vai ficar mesmo a dever uma visita à Tapada da Ajuda, em Lisboa. Para percorrer há trilhos que nos levam a passear por encantos mil. No ponto mais alto, a vista para o Tejo é mágica. É o local perfeito para uma caminhada em família e o que não falta são sombras para ir descansando ao longo do caminho, sempre no meio da Natureza.

Tapada das Necessidades
Tapada das Necessidades

JARDINS DO PALÁCIO DE CRISTAL

No Porto, os jardins do Palácio de Cristal são um dos locais favoritos dos habitantes da cidade para inspirar um pouco de ar puro. Projetados no século XIX pelo arquiteto paisagista alemão Émille David, ocupam uma área 8 hectares de jardins magnificamente arranjados, como numa obra de arte. No entanto, estes jardins são mais para contemplar do que propriamente para uma patuscada em família.

Jardins do Palácio de Cristal
Jardins do Palácio de Cristal

PARQUE DO COVELO

Os jardins pertenciam a um antigo fidalgo, mas no início do século XX seriam doados à Câmara do Porto. Atualmente, é um parque limpo, bem estruturado e tem ainda disponível uma das melhores áreas de lazer para entreter os mais novos na cidade invicta.

Parque do Covelo
Parque do Covelo

Localizado perto da ponte que lhe dá o nome, este parque conta com amplas zonas de relva, perfeitas para descontrair, enquanto contempla a natureza envolvente, e também com muitas áreas destinadas à prática de exercício físico.

Parque Ponte Maria Pia
Parque Ponte Maria Pia

você vai gostar de...


Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável