
Preparar as férias da Páscoa é também escolher qual o livro (ou livros) que nos vai acompanhar naquela viagem ou simplesmente, se não formos a lado nenhum, qual a história que queremos ler nestes dias mais tranquilos. E quando falamos em plural é porque nos referimos a pais e filhos, adultos e jovens, porque cada vez mais as gerações mais novas estão a pegar em livros e a tornar o hábito de leitura numa 'cena cool'. Graças ao Tik Tok, há autores que passaram a ser verdadeiros fenómenos entre os mais novos, lidos e partilhados vezes sem conta. Deixamos-lhe oito histórias transversais a todas as idades que podem passar de mão em mão entre a família.
'OS SETE MARIDOS DE EVELYN HUGO'
É um dos maiores fenómenos do Booktok dos últimos tempos. 'Os Sete Maridos de Evelyn Hugo' catapultaram a escritora Taylor Jenkins Reid para o sucesso. A história, que mergulha nos bastidores da fama, ao contar a história de uma diva de Hollywood, tornou-se num fenómeno e o livro, que é de leitura fácil e descomplicada, vendeu milhões de cópias. E de repente, tudo o que Taylor escreveu virou também ouro. Entre os livros mais lidos estão 'Daisy Jones & The Six' - que já deu origem a uma série - 'Malibu Renasce' e mais recentemente 'Carrie Sotto Está de Volta'.
'ISTO ACABA AQUI'
Colleen Hoover é outro dos nomes que lucraram e muito com o Tik Tok. A escritora é um caso de sucesso entre os jovens, não só porque os seus livros fluem e se leem num ápice, mas porque toca em temas que lhes interessam: as relações amorosas, a violência doméstica, sempre com uma boa dose de mistério que faz virar umas páginas a seguir às outras. 'Isto Acaba Aqui' - que tem sequela - é apenas um dos fenómenos, mas depois há o 'Verity', '8 de Novembro', tudo companheiros ideais para devorar nas férias.
'NOIVOS À FORÇA'
E se o que procura é um livro para dar umas boas gargalhadas, 'Noivos à Força', de Christina Lauren, enquadra-se nesse registo. Segue a vida de Olive, uma azarada, que por motivos de doença da irmã, embarca na lua de mel desta com o também irmão do novo. Os dois vão acabar por se conhecer no paraíso, com muitas situações hilariantes pelo meio. A autora é outra das que têm lucrado com os empurrões do Tik Tok, tendo já várias obras de sucesso publicadas em Portugal.
'A HIPÓTESE DO AMOR'
É o romance de estreia da neuro-cientista italiana Ali Hazelwood, e que acompanha a história de uma estudante de Biologia que, para mostrar que já superou o fim da relação com o 'ex', decide beijar o primeiro homem que encontra pela frente. Trata-se no entanto de um jovem professor, conhecido pelo mau feito, que aceita, no entanto fingir ser namorado da rapariga. As peripécias são muitas, o livro leve e fresco, e, claro, um sucesso de vendas.
'RAPARIGAS COMO NÓS'
Em Portugal, começa-se também agora a assistir ao fenómeno Tik Tok na compra de livros, ainda que a um ritmo mais lento do que noutros países. E há autoras portuguesas que dão uma mãozinha neste processo. A escritora Helena Magalhães criou um clube do livro - O Bookgang - para incentivar os mais jovens a ler, e ela própria escreveu um livro que se tornou num sucesso entre as gerações mais novas, e que já vai na terceira edição 'Raparigas Como Nós'. O novo romance vem aí a caminho.
'A TERCEIRA ÍNDIA'
Iris Bravo é outra das escritoras de eleição entre o público português mais jovem. Obstetra de profissão, escreve nas horas vagas e o seu romance de estreia, 'A Teceira Índia', foi lido e relido por tantos que teve mesmo uma continuação. Entretanto, já lançou um outro livro 'O Regresso de Julie Blue', que teve bom acolhimento entre as novas gerações... e não só.
'ROMANCE DE VERÃO'
O título indica aquilo que o livro é: para se ler debaixo de um chapéu de sol, enquanto deitamos um olhinho à piscina ou às ondas do mar. É leve e promete arrancar muitas gargalhadas. Segue a história de uma escritora à beira de um ataque de nervos, e com a síndrome da página em branco, depois de o pai ter morrido e descoberto uma série de coisas sobre a sua vida. Mas é aí que reencontra um antigo amor, também escritor, que lhe vai dar uma nova perspetiva sobre a escrita... Divertido, mordaz e cativante, tornou-se num fenómeno com a capa a ajudar. É que os fenómenos do Tik Tok têm todos em comum o facto de terem capas de cores vibrantes e apelativas, perfeitas para publicar numa rede social.
'AS RAPARIGAS DE PAPEL'
Este livro, lançado originalmente em Portugal com o título 'As Filhas de Eva', foi reeditado há pouco tempo em Portugal pela editora Aurora, com novo nome, 'As Raparigas de Papel', e a história de imediato cativou. É uma distopia que fala sobre a pressão que se exerce sobre as jovens de terem o chamado corpo perfeito, as medidas certas, numa história que se lê num trago.