'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Weekend - Televisão

Está aí 'Terra Forte': TVI não desiste de vencer audiências e parte para novelão com Benedita Pereira e João Catarré

Com uma história que nasceu inicialmente da cabeça José Eduardo Moniz chegou finalmente ao pequeno ecrã com um elenco de caras conhecidas e algumas que o vão passar a ser
22 de outubro de 2025 às 21:00
Terra Foirte
Terra Forte.jpeg
Terra Forte.jpeg
Terra Forte.jpeg
Terra Forte.jpeg
Terra Forte.jpeg
Terra Forte.jpeg
Terra Forte.jpeg
Terra Forte.jpeg
Terra Forte.jpeg
Terra Forte.jpeg

Está no ar 'Terra Forte', a mais recente aposta de José Eduardo Moniz na ficção nacional, decidido não só a fazer crescer a ficção da TVI, mas finalmente bater a SIC, que não lhe tem dado descanso desde o final de 'Cacau'.

A carregar o vídeo ...

Descrita como um novelão, 'Terra Forte' é uma ideia, segundo a autora Maria João Costa, do patrão. "O Zé Eduardo disse-me que queria uma novela passada nos Açores, na ilha das Flores. Ele pediu-me. Ele é que me contou esta história, a de que foram os açorianos que colonizaram Florianópolis, no Brasil. Disse-me: 'Gostaria muito de ter uma história que se passasse entre a Ilha das Flores e Florianópolis'. Não sabia bem o quê, mas disse-me para inventar qualquer coisa. Eu respondi: 'Sim, senhor. Vamos lá'", começou por contar a autora na apresentação da trama.

Maria João Costa começou, então, a pesquisar o que fazer e rapidamente percebeu que não havia a "a mínima chance de fazer uma história só com a ilha das Flores". "A ilha é linda, mas não sustenta uma telenovela com tanto drama e tanta coisa.  Foi, então, que sugeri passar a novela toda para Florianópolis e assim é. Muda-se tudo para lá... ", explicou.

A carregar o vídeo ...

A trama tem quatro grandes protagonistas: Benedita Pereira, José Fidalgo, Rita Pereira e João Catarré. A eles juntam-se Francisca Salgado, Tomás Taborda, Custódia Gallego, Vitor Hugo, Sofia Nicholson, José Wallenstein e uma série de caras conhecidas...mas também muita gente a dar os primeiros passos numa novela de horário nobre. 

Mas, afinal, qual é a história? Não é fácil e tem muitos avanços e recuos no tempo para quem está a ver... embora a premissa seja relativamente simples: Dada como morta depois de um cruzeiro, Flor (Benedita Pereira) ressurge na Ilha das Flores quase vinte anos depois, trazendo consigo uma revelação que pode mudar tudo: alguém a tentou matar anos antes em alto-mar e essa foi a razão do seu desaparecimento.

Nos Açores, refez a sua vida com António (João Catarré) deixando para trás as patifarias do pai Manuel (António Capelo), o noivo Sammy (José Fidalgo), que o pai queria ver morto e a aparente melhor amiga, Maria de Fátima (Rita Pereira). Mas o passado tem a mania de se tornar presente. Vinte anos depois, Sammy, o homem que nunca a esqueceu, apesar de ter casado com a sua melhor amiga, Maria de Fátima, vê-a viva e é um choque avassalador. Desesperado, conta à mãe da jovem, Maria Rosa (Custódia Gallego) que se apressa a revê-la. Flor, contudo, finge amnésia e não os reconhecer, apesar de ambos a tentarem levar para o Brasil para a vida que tinha antes...

Convencida pelo marido, acaba por aceitar, até porque s sua filha, Rosinha (Francisca Salgado) apaixonou-se pelo filho de Sammy, Dudu (Tomás Taborda), algo que ela precisa travar devido a um segredo que tenta guardar há muitos anos. Desesperada, parte para Florianopólis para reaver a sua vida e enfrentar a pessoa que a tentou matar: Maria de Fátima...que hoje tem tudo o que era dela...

A carregar o vídeo ...

"É uma história muito bonita, mas não é trivial. Eu não sou a boazinha que sofre", conta Benedita Pereira, que fará a heroína desta história. "Ela também vai cometer atos menos bons para perceber quem lhe fez mal", revela a atriz que garante que as pessoas se vão apaixonar pelas paisagens e pela história, "que tem muitas reviravoltas".

De referir que alguns atores nesta trama tiveram que aprender a falar brasileiro, ou português com sotaque, uma vez que a maior parte da trama se passa em terras de Vera Cruz. José Fidalgo achou esta ideia "um grande desafio" o que o levou a aceitar ainda mais facilmente este papel. "Eu gosto de coisas difíceis e ser bilingue, por assim dizer, é um deles nesta história".

Saber mais sobre

você vai gostar de...


Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável