
A água pode nem sempre ser a mais quente, mas os cenários são incríveis, dignos de qualquer postal ou passíveis de fazer inveja no feed de Instagram. Se durante os próximos dias é dos muitos que rumam ao Alentejo a pretexto de mais um festival MEO Sudoeste, na Zambujeira do Mar, não deixe de percorrer alguns quilómetros para mergulhar nestas praias de beleza rara. Aqui ficam algumas sugestões.
PRAIA DA ZAMBUJEIRA DO MAR
Talvez esta não seja a melhor altura para a visitar, porque a proximidade com o Festival faz com que encha rapidamente e deixe pouco espaço de sobra para estender a toalha. No entanto, o areal é de uma beleza única. Rodeada por falésias, a praia garante o ambiente perfeito para descontrair. Se é adepto de desportos aquáticos como surf e bodyboard, o mar agitado poderá dar uma ajuda à sua prática.
PRAIA DO MONTE VELHOEntre Melides e Santo André, a Praia do Monte Velho é outra daquelas que não são vigiadas, mas belas até mais não. Raramente tem muita gente e pode ser perfeita para fugir às enchentes de verão.
PRAIA DE ODECEIXE
Situada a 3 km da Vila de Odeceixe, consta da lista das '7 maravilhas – Praias de Portugal', na categoria de praias com arribas. Em Odeceixe, há o melhor de dois mundos com os veraneantes a poderem escolher se preferem dar um mergulho no oceano ou simplesmente optar por umas braçadas no rio.
PRAIA DE ALMOGRAVE
Entre Vila Nova de Milfontes e a Zambujeira do Mar, onde também vai encontrar ótimas praias, fica a Praia de Almograve. Encaixada nas falésias, cria um cenário belo de águas cristalinas. Para completar o quadro de luxo, tem bons acessos para chegar a este pequeno paraíso.
PRAIA DA SAMOQUEIRA
Em Porto Côvo fica a Praia da Samoqueira, que certamente irá querer visitar. Trata-se de um areal circundado por rochedos, que criam um cenário idílico, onde pode desfrutar de pequenas piscinas naturais.
PRAIA DA ABERTA NOVA
Quando Melides ainda não era quase tão procurado como a Comporta, a Praia da Aberta Nova era um paraíso quase desconhecido, linda de morrer, mas com pouca gente para apreciar a sua beleza. Depois disso, ganhou fama e começou a ser uma das mais concorridas da zona, mas ainda assim vale a pena visitá-la.
PRAIA DO AMADO
Para quem gosta de ondas de encher o olho, perfeitas para a prática de surf, esta praia, na Carrapateira, é a ideal. A sua fama faz com que receba praticantes um pouco de todo o globo, num cenário de beleza rara.
PRAIA DE SÃO TORPES Com mais de um quilómetro de areal, a Praia de São Torpes, em Sines, é perfeita para os melhores mergulhos. Aqui as águas são mais quentes devido à sua utilização para o arrefecimento das turbinas da Central Termoelétrica de Sines, que retornam ao mar após este processo.
Com mais de um quilómetro de areal, a Praia de São Torpes, em Sines, é perfeita para os melhores mergulhos. Aqui as águas são mais quentes devido à sua utilização para o arrefecimento das turbinas da Central Termoelétrica de Sines, que retornam ao mar após este processo.