
Nem a propósito. Foi por ocasião do Dia Mundial do Rinoceronte, celebrado no passado dia 22 de setembro, que o Jardim Zoológico de Lisboa anunciou, com emoção, que a casa está mais povoada com a chegada de um novo rinoceronte bebé.
"De forma a assinalar a efeméride, o Jardim Zoológico anuncia o nascimento de uma cria de peso, um macho de Rinoceronte-branco, o segundo maior animal terrestre. Nascido no dia 15 de agosto este pequeno macho conta com mais de 40 kg e pode ser visto a explorar a instalação juntamente com Andile, a sua mãe, nascida no Jardim Zoológico em 2014", foi partilhado no Instagram do Jardim Zoológico, juntamente com um vídeo em que já se pode ver o bebé, já muito desenrascado, sempre debaixo do olhar atento da sua mãe, Andile.
Os rinocerontes são uma espécie classificada como "quase ameaçada" pela União Internacional para a Conservação da Natureza, devido à perda de habitat e à caça para o comércio ilegal do seu chifre. Todos os anos, o Zoo de Lisboa anuncia a chegada de novos bebés ao Mundo. Em 2018, foi uma girafa que se juntou à população animal, enquanto no ano passado todos os olhos estiveram postos em Rodolfo, o pequeno veado que arrebatou corações.
Inaugurado em 1984, o Jardim Zoológico de Lisboa continua ser um local de excelência, ideal para os miúdos contactarem de perto com diversas espécies. Assume a missão de desenvolver e promover um parque zoológico e botânico de excelência, um centro de conservação de espécies vulneráveis e ameaçadas pela extinção, além da investigação científica em diversas áreas.