
Não é preciso sair de Portugal para encontrar verdadeiros paraísos de água cristalina e, em muitas alturas do ano, morna, a fazer lembrar que vivemos num cantinho privilegiado. Esta semana, deixamos-lhe 10 boas razões para ir ao Algarve e conhecer estes pequenos paraísos na terra.
DONA ANA
Esta praia, em Lagos, situada entre falésias, integra várias vezes rankings das mais belas do Mundo. O acesso faz-se através de uma longa escadaria que desemboca num areal e num paraíso de água translúcida. É considerada uma praia perfeita para fazer mergulho e observação da fauna e flora marinha.
PRAIA DO CAMILO
Vizinha da Praia Dona Ana, também em Lagos, a Praia do Camilo é tão bonita como a sua parceira. Também cercada por falésias, o cenário é idílico e a água transparente conquista muitos admiradores. É outra das praias consideradas das mais belas do Mundo.
PRAIA DA COVA REDONA
Na lista das praias mais bonitas da Europa, a Praia da Cova Redonda, em Lagoa, no Algarve, é um pequeno paraíso rodeado por falésias, de água normalmente morna e com pouca ondulação. No verão é um dos areais mais procurados pelas famílias, uma vez que tem um pouco de tudo aquilo que se procura para as férias. Até um mini-areal mesmo ali ao lado, ao qual normalmente se consegue aceder facilmente a nado.
PRAIA DO CARVOEIRO
Perto da Praia da Marinha, que também vale a pena conhecer, a Praia do Carvoeiro fica junto a uma falésia, onde se podem ver pequenas casinhas brancas distribuídas harmoniosamente. O areal não é muito extenso e enche facilmente no verão, mas vale a pena procurar um lugar na areia para mergulhar naquela água cristalina.
PRAIA DA FALÉSIA
Esta praia assume um colorido especial, uma vez que o tom avermelhado que as falésias assumem contrasta com a areia branca e os tons do mar. Conta com um amplo areal, que se estende entre os Olhos de Água e Vilamoura, pelo que haverá sempre um espaço para estender a toalha e desfrutar do verão algarvio.
PRAIA DE BENAGIL
Esta praia, situada numa pequena aldeia de pescadores, pode ser o ponto de partida perfeito para um passeio de barco, que o vão levar a conhecer pequenos areais desertos, que não estão acessíveis de outra forma. A praia fica situada num dos mais bonitos trechos da costa algarvia, em que as arribas formam grutas e algares.
PRAIA DO BARRIL
Com um areal a perder de vistas e as águas a atingirem normalmente temperaturas elevadas, a Praia do Barril é outro pequeno paraíso. O acesso faz-se através de um pequeno comboio, que pode ser apanhado no aldeamento turístico de Pedras del Rei, em Tavira, ou de um passeio de barco. Qualquer que for o meio empregue, o fim vale totalmente a pena.
PRAIA DA FUSETA
A Praia da Fuseta situa-se na Ilha da Fuseta, que separa a Ria Formosa do Oceano Atlântico. É outra daquelas praias com areia a perder de vista, que vale a pena conhecer e cuja água implora por um mergulho, de tão cristalina. No entanto, há alturas em que o mar não é assim tão calmo, tornando-se um local procurado pelos amantes do surf.
ILHA DA ARMONA
Situada no concelho de Olhão, pode ser alcançada de barco, desde os cais de Faro, Fuzeta ou Olhão. É considerada das ilhas mais bonitas no Algarve, com a cor do mar a conquistar à primeira vista. Com 9 km de extensão, a ilha é habitada por pescadores e conta com alguns restaurantes.
ILHA DESERTA
Este é um pequeno paraíso, isolado de tudo, perfeito para contemplar a natureza em estado puro. Localizada no concelho de Faro, a Ilha Deserta ou Ilha da Barreta é um pequeno paraíso para explorar. Habitada por uma única pessoa, um pescador - que já serviu peixe a muitos clientes famosos como Abramovich - tem um restaurante, o Estaminé, que completa a sua estadia na ilha com uma refeição de luxo.