
Na gastronomia somos exímios e se já nos habituámos a conquistar os milhões de visitantes pela boca com os nossos pastéis de nata, bacalhau à brás e também pelo talento dos novos chefs, se fizermos uma sondagem entre os turistas há quase sempre um denominador comum que os deixa loucos: o pão.
Por ser tão diferente do pão industrial, há um tipo que se tornou num verdadeiro bestseller e que agora ficou no top 10 dos melhores pães do mundo numa lista divulgada pela Taste Atlas: o pão alentejano. Ficou em sétimo lugar, sendo destacado pela sua "côdea rústica e grossa, que contrasta com o miolo macio e arejado do interior." Ideal para petiscar com queijos secos ou azeitonas, é descrito como aquele pão irresistível, que podia estar em qualquer mesa.
Além do pão alentejano. No top 100 da Taste Atlas há ainda mais seis variedades de pães portugueses na lista.
O tradicional Bolo do Caco, da ilha da Madeira, ocupou o 11.º lugar desta lista, com uma avaliação de 4.5 estrelas em cinco.
Na lista constam ainda o Bolo Lêvado, dos Açores (50º lugar), o Folar de Chaves (55º lugar), o Folar de Valpaços (60º lugar), a Broa de milho (74º lugar) e a Boa Tradicional (100º lugar).
COMO FAZER PÃO ALENTEJANO EM CASA
E a parte boa é que já é muito fácil fazer uma receita de pão alentejano em casa. Uma das mais fáceis foi popularizada por Filipa Gomes durante a pandemia, sendo que tudo o que precisa (além dos ingredientes básicos) é de uma panela, que depois vai ao forno. Espreite o passo a passo!