
Cada vez mais, as temperaturas atingem extremos, que deixam mais vulneráveis os grupos de risco, obrigando a cuidados-extra para fazer face ao calor abrasador. Como os termómetros já começaram a atingir os máximos do ano, deixamos-lhe algumas dicas para não ser apanhado pela onda de calor.
DOIS LITROS DE ÁGUA POR DIA
Este é um passo fundamental para ajudar o seu corpo a suportar as temperaturas mais altas. Nestas alturas, é aconselhado que se beba um total de dois litros por dia para repor os líquidos perdidos. No caso das crianças e idosos, reforce a oferta de água e avalie a cor da urina de forma a perceber se estão devidamente hidratados. Os sumos de fruta também são uma boa opção.
EVITAR EXERCÍCIO AO AR LIVRE
Não é que deva banir o exercício físico da sua vida nestas alturas, mas privilegie o exercício em áreas climatizadas em detrimento do exterior. Se mesmo assim não consegue abdicar da sua corrida diária, faço-o às primeiras horas da manhã ou ao final do dia.
ESCOLHER A ROUPA CERTA
Quando tem de sair durante os dias em que as temperaturas estão extremamente elevadas, certifique-se de que escolhe a roupa certa para repelir o calor. Roupas leves, de cor clara e que deve cobrir a maior parte do corpo. Para finalizar, use um chapéu de abas largas e óculos de sol.
EVITAR A EXPOSIÇÃO DIRETA AO SOL
Nestes dias, o melhor é evitar a exposição solar, principalmente direta. Mas se ainda assim optar por uma ida à praia, o horário entre as 11h e as 17h está completamente desaconselhado. Quando no areal, aplique proteção solar igual ou superior a 30 e renove a sua aplicação de duas em duas horas.
FECHAR AS JANELAS
Quando na rua está mais calor do que dentro da própria casa, o ideal é fechar janelas ou cortinados, pois desta forma irá impedir a entrada do calor. Já à noite, quando começar a correr uma brisa, pode então abrir as janelas para haver uma renovação de ar e mais fresco.
VIAGENS DESACONSELHADAS
Se tiver de viajar durante estes dias de maior calor, escolha as horas mais frescas do dia. E nestes dias evite permanecer dentro do carro estacionado, que esteja exposto ao sol.
SPRAYS REFRESCANTES
Nestas alturas, pode ter à mão um spray refrescante, tal como água termal, à venda nas farmácias, ou andar com um borrifador para se ir molhando com água fresca, o que irá ajudar a atenuar a sensação de calor.
ATENÇÃO AOS ANIMAIS
Se tem animais de estimação, o cuidado também deve ser redobrado nesta altura, especialmente com os passeios dos cães, uma vez que o alcatrão aquece a tal ponto que pode provocar queimaduras nas patas. Mais uma vez, o bom senso é a palavra de ordem. Escolha as horas mais frescas do dia.