
Chega à Europa o primeiro parque temático da Universal Studios, um dos maiores parques de diversões do mundo. Depois dos EUA e da Ásia, foi no Reino Unido, mais precisamente em Bedford, que o estúdio escolheu a sua primeira localização no continente europeu.
Com a sua abertura prevista para o ano de 2031, a dimensão do espaço atinge proporções quatro vezes maiores que a Disneyland Paris e junta-se aos vários parques do estúdio espalhados pelos países EUA, Japão, Singapura e China. O investimento de cerca de 58 mil milhões de euros vai resultar numa área de três quilómetros quadrados, construída numa antiga zona industrial denominada de Kempston Hardwick, que fica a uma hora e meia de Londres.
Apesar de, até ao momento, não terem sido confirmadas as atrações e áreas que vão ter lugar no parque, nas outras localizações da Universal Studios existem diversões inspiradas em filmes séries como 'Jurassic Park', 'Harry Potter' ou 'Os Simpsons'.
Estima-se que o parque crie perto de 28 mil postos de trabalho, especialmente na fase de construção e que, depois da abertura, atraia cerca de 8,5 milhões de visitantes por ano. Para além das diversões, vai ser possível ficar num hotel que disponibiliza 500 quartos e usufruir de um complexo comercial, de restauração e de entretenimento.
Estas informações foram avançadas pelo governo britânico na passada quarta-feira, dia 9 de abril: "Hoje fechámos o acordo sobre um investimento de vários milhares de milhões de libras que vai dar a Bedford um dos maiores parques de entretenimento da Europa, colocando o condado no palco global", afirmou Keir Starmer, primeiro-ministro do Reino Unido. "Não se trata apenas de trazer grandes criações norte-americanas para o Reino Unido, trata-se também de mostrar grandes criações britânicas ao mundo", acrescentou a secretária da cultura, Lisa Nandy.
Para além do parque, a Universal vai construir uma nova linha ferroviária e melhorar a estação de comboios local.