
Andar a pé é o meio de deslocação que nos traz mais benefícios, mas a verdade é que, no contexto contemporâneo, as cidades estão, cada vez mais, feitas para que as pessoas dependam do carro ou transportes públicos.
Para além dos benefícios de saúde, fazer caminhadas é uma ótima desculpa para estar ao ar livre e refletir um pouco sobre a vida. Mas as vantagens de estar numa cidade "amiga dos peões" não são apenas pessoais mas também económicas, uma vez que estudos revelam que as zonas urbanas mais pedonalizadas dão maior lucro ao comércio local.
E é obvio que reduzir a utilização de veículos tem grandes benefícios para o ambiente. Para nos elucidar acerca dos destinos onde se anda melhor a pé, um novo estudo mostra quais são as cidades onde há mais facilidade para se fazer caminhadas, o que para quem gosta de conhecer novos destinos, é a melhor forma de ter contacto com as realidades locais. E há uma lista com 20 cidades vencedora.
Em primeiro lugar ficou Abu Dhabi, a capital dos Emirados Árabes Unidos, onde há uma grande variedade de zonas pedonais, sobretudo no centro urbano. Cerca de 90% dos habitantes consideraram a cidade extremamente pedonal.
Na lista, o segundo lugar foi ocupado por Boston, nos Estados Unidos da América, onde 89% dos locais responderam positivamente ao inquérito. A cidade conta com um percurso de 4 km que liga zonas históricas e tem inúmeros parques.
No último lugar do pódio está Brighton, que foi considerada como uma ótima cidade para caminhar por 80% da população. A maior parte das atrações, assim como, os bares e a restauração, são locais que se encontram perto uns dos outros o que faz com que seja fácil as pessoas andarem a pé.
Veja lista completa abaixo:
1. Abu Dhabi, EAU — 91%
2. Boston, EUA — 89%
3. Brighton, Reino Unido — 88%
4. Nova Iorque, EUA — 87%
5. Bilbau, Espanha — 86%
= Chicago, EUA — 86%
6. Edimburgo, Reino Unido — 85%
= Marraquexe, Marrocos — 85%
7. São Francisco, EUA — 83%
8. Cardiff, Reino Unido — 82%
= Xangai, China — 82%
= Hong Kong — 82%
= Paris, França — 82%
9. Oslo, Noruega — 81%
= Estocolmo, Suécia — 81%
10. Singapura — 80%
= Melbourne, Austrália — 80%
11. Londres, Reino Unido — 79%
= Lyon, França — 79%
= Washington DC, EUA — 79%