
Se está de passagem pelo Porto ou se vive na cidade, mas ainda não teve tempo de conhecer algumas das novidades que 2023 trouxe até à Invicta, aproveite este regresso às rotinas e tire um tempo para se dedicar à descoberta de novos sabores que valem mesmo a pena conhecer. Espreite as nossas sugestões de novos restaurantes que aguardam pela sua visita no Porto.
MIRA MIRA
A vista é absolutamente deslumbrante e os sabores preparados pela mão do conceituado chef Ricardo Costa são o casamento perfeito. Para desfrutar, há dois menus de degustação, um deles vegetariano, com preços entre os 80 e os 150 euros, mas também a possibilidade de pedir pratos à carta. Entre outras iguarias, o chef propõe o bacalhau com feijoada ou o borrego de leite.
FARRO
As influências deste restaurante, na Rua de São Bento, vêm de locais tão distintos como Madeira, Alentejo ou Brasil, mas há um ponto comum e que serve de ligações a estas três influências: o pão, de fermentação lenta, que está sempre em cima da mesa e serve de base às entradas de comer e chorar por mais como o pão de queijo rechado com carne de vaca. Mas há um sem fim de opções para experimentar!
CASA DA COMPANHIA
Localizado no interior deste boutique-hotel de cinco estrelas, a Casa da Companhia é um espaço de excelência ideal para aquela refeição mais intimista, uma vez que a sala não permite grandes ajuntamentos (só lá cabem 20 pessoas). A ementa traz conforto à alma com aqueles pratos reconfortantes como lombo de novilho e barriga de porco de carne barrosã, lavagante e gambas do Algarve, entre outras especialidades.
ASIA CONNECTION
Abriu recentemente na baixo portuense um novo espaço que se dedica a explorar o melhor da gastronomia asiática, mas dá também espaço para que se degustem novos cocktails, num gastro bar, que junta o melhor de dois mundos. Entre as difíceis escolhas que terá pela frente ao olhar para a carta estão os spring rolls de pato com molho hoisin de framboesa ou os jiao zi, dumplings chineses caseiros e cozinhados a vapor, recheados com cogumelos shiltaki e mergulhados em caldo trufado.
Depois de um período encerrado, o DOP reabriu com cara lavada e novos sabores para explorar, num menu que o se pretende mais abrangente. No entanto, quem vai à procura dos pratos tradicionais não irá ficar desiludido, como o peixe ao sal ou a pá de cabrito. No entanto, há novidades à sua espera como o frango satay, polvo à galega, ceviche de robalo ou o arroz de carabineiro com txistorra e espargos.
COZINHA DAS FLORES
O chef Nuno Mendes, radicado em Londres há duas décadas, estreou-se este ano com o seu primeiro restaruante na Invicta. Chama-se Cozinha das Flores e tem chamado a atenção pela qualidade e inspiração da sua carta, que conta com pratos surpreendentes como o pastel de nata de nabos com caviar, o pão de ló com camarão da costa e balchão, a lula gigante dos Açores com feijoada de sames ou o bife tártaro de vaca maturada com caldo-verde e chouriço. Uma experiência gastronómica a não perder.