
Estamos mesmo em cima das férias de verão e se muitos há muito planearam o que fazer nestes dias 'dourados', há também muita gente que deixou em aberto para decidir o que fazer em cima da hora. Se faz parte do segundo lote, deixamos-lhe algumas sugestões de sítios mesmo giros mesmo junto à fronteira, na vizinha Espanha, que merecem ser visitados.
VIGO
Fica apenas a meia hora de Valença, e ligado diretamente através de autoestrada, e tem mil paraísos por descobrir. Além da cidade, em si, que esconde uma série de encantos, Vigo é também uma porta de embarque para um pequeno oásis de águas cristalinas mesmo ali ao lado, que são as ilhas Cíes, de beleza única.
SALAMANCA
Reserve dois dias para visitar Salamanca, conhecida por ser uma cidade estudantil, mas que tem muitos pontes de interesse que merecem ser visitados. Entre os principais centram-se a Universidade, a Plaza Mayor, as Catedrais, assim como a Torre da Catedral. A arquitetura é de uma beleza extraordinária e, para além disso, Salamanca transpira vida nos mais variados setores.
TUI
Em tempos foi uma das principais cidades fronteiriças de ligação entre Portugal e Espanha, uma vez que era através desta ponte que se fazia, maioritariamente, a passagem para 'o lado de lá', através de Valença. Com a autoestrada, a cidade perdeu esse estatuto, mas continua a ser um daqueles sítios que merecem ser visitados, com vários monumentos históricos a chamarem a atenção.
BADAJOZ
Durante muitos anos, foi ponto de rumaria de portugueses que lá encontravam produtos diferentes do mercado português. Hoje, essas diferenças foram esbatidas, mas ainda assim há muito para ver na cidade irmã de Elvas, como o Museu arqueológico, as amplas praças e à distância de um pulinho para quem andar por estas bandas do Alentejo, provar algumas das tapas servidas nos principais restaurantes da cidade.
MÉRIDA
Continuando em direção a Sul, Mérida fica a apenas 80 quilómetros de Elvas e tem um conjunto arqueológico considerado Património da Humanidade pela UNESCO. Se visitar a cidade entre os meses de julho e agosto poderá ter a sorte de assistir ao Festival de Teatro Clássico de Mérida, que replica o que se fazia no tempo dos teatros romanos.
ISLANTILLA
Se o que procura é praia, Islantilla é o destino mais próximo de Portugal. Fica a meia hora de carro de Castro Marim e dá-lhe acesso a várias praias inseridas na Costa da Luz. Entre praia, campo, golfe e percursos pedonais, não vai faltar o que fazer por estas bandas.