
'It’s the most wonderful time of the year!' A música bem pode ter sido escrita a pensar no Natal, mas em setembro aplica-se na perfeição ao Douro, que assume contrastes de uma beleza ímpar, em que os verdes e os castanhos fazem um casamento perfeito com as cores do rio.
Portanto, se em agosto já esteve na praia e ainda lhe sobraram uns dias de férias aos quais não sabe bem o que fazer, o nosso conselho é: vá às vindimas! E calma, com isto não pretendemos que se torne num especialista a cortar cachos de uvas, e que as pise até o sol raiar, mas no Douro há uma série de quintas que oferecem o melhor de dois mundos: uma experiência breve a apanhar uvas e o conforto de um descanso perante a paisagem única do Douro em setembro. E claro, tudo regado com provas dos melhores vinhos e refeições à base de produtos regionais, porque afinal férias são férias e descontrair é a palavra de ordem! Aqui ficam algumas sugestões de Quintas onde pode passar um (ou vários) dias animados com o Douro como pano de fundo.
QUINTA DA PACHECA
Na Quinta da Pacheca, em Lamego, pode participar nas vindimas e ainda desfrutar de uma refeição única, acompanhada pelo melhor vinho da casa. Com uma visita guiada pela quinta e pelos lagares, onde pode ter a experiência de pisar uvas, o programa vai dos 30 aos 65 euros por pessoa.
VILA GALÉ DOURO VINEYARDS
Inagurado há três anos, o hotel tem agora um programa diferente. Abriu portas às suas vinhas, onde se produz o vinho Val Moreira, para um dia único, em que pode visitar os campos, com explicações técnicas sobre todo o processo, desde a plantação à colheita e participar nas vindimas. Se optar pelo pack premium poderá ainda desfrutar de uma refeição com os melhores pratos regionais.
QUINTA DA GRICHA
A Quinta da Gricha, no Douro, leva bem a sério a apanha das uvas, ao ponto de quem quiser participar nas vindimas ter de se vestir a rigor com um fato cedido pela organização. Faz tudo parte do pacote comercializado pelos responsáveis da quinta, onde se colhem uvas para o famoso vinho do Porto Churchill’s. Num dos locais mais emblemáticos da vindima no Douro, é possível pisar uvas nos antigos lagares de granito, que datam de 1852.
QUINTA DE LA ROSA
Se, além de vindimar, quer saber mais sobre o processo e ainda fazer uma visita de barco pelo Douro, a Quinta de La Rosa tem o programa ideal para si. Situado numa encosta mesmo em cima do rio, este espaço oferece um roteiro bastante completo que começa nas vindimas, continua com um passeio de barco e termina com um jantar no famoso restaurante Cozinha da Clara.
QUINTA DA TEXUGA
O projeto Caminhos Cruzados é outro que pretende levar a todos a experiência da vindima através de momentos únicos vividos na Quinta da Texuga, bem no coração do Dão. São cerca de 40 héctares de vinha, onde terá à sua disposição passeios únicos com uma vista de sonho. Ah, e claro, sem esquecer o tradicional almoço com as melhores iguarias da região.