
Para quem se recorda do sorriso e da boa disposição de Maria João Abreu, fica desde já o aviso de Marcantónio Del Carlo, um dos atores que faz parte do elenco de 'Submissão': "Este não é um filme para rir", disse no programa 'Caixa Mágica' de Fátima Lopes. "É um filme que fala de violência nas relações de intimidade", referiu também, a propósito, o realizador Leonardo António, que não poupou elogios a Maria João Abreu. "Foi um privilégio trabalhar com ela e nunca o vou esquecer", disse de voz embargada. Já Iolanda Laranjeiro, a protagonista da história, referiu em lágrimas: "Nós éramos muito amigas e este filme foi mais uma prova de amizade. Quem a conhece sabe o ser de exceção que ela era. Acredito que estará sempre connosco", acrescentou. Quanto a Marcantónio Del Carlo, deixou apenas o desejo de que "as novas gerações se identifiquem com ela".
Segunda longa-metragem de Leonardo António, 'Submissão' é um drama que conta a história de Lúcia (Iolanda Laranjeiro), uma mulher, cabeleireira de profissão, que é violada pelo marido, filho do vice-procurador-geral da República. "Estas histórias são de hoje e de todo o mundo e espero que este filme possa ajudar a compreender que este não é um problema de um determinado estrato sócio-económico, de um grupo intelectual, de uma região ou de um pais", refere a atriz. O filme leva até aos ecrãs todo o doloroso processo da personagem desde a denuncia, até ao veredito final, onde fica bem patente a luta de Lúcia num mundo de homens.
O filme, que foi exibido pela primeira vez no festival Tallin Black Nights, na Estónia, onde ganhou o prémio de Melhor Argumento, resulta de um processo de investigação que contou com a colaboração da APAV (Associação Portuguesa de Apoio à Vítima). Ainda assim nasceu de um 'desafio' recebido pelo realizador. "Este tema foi-me oferecido por um amigo que me disse que um dos grandes problemas da sociedade portuguesa é a violação no matrimónio. É um tema tabu e que queria quebrá-lo!", explica Leonardo António. O elenco conta ainda com João Catarré, Almeno Gonçalves, João Didelet ou Martinho Silva, entre outros. A banda sonora é de Rodrigo Leão.