'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Weekend

'Trainspotting' está a celebrar 30 anos! É o regresso ao icónico filme que marcou os anos 90

Há três décadas, o mundo vivia sob o mote 'Cool Britania', com várias produções culturais a marcarem a vida no Reino Unido.
Hugo Alves
Hugo Alves
12 de novembro de 2025 às 19:45
Trainspotting

Há 30 anos, mais coisa menos coisa... o mundo vivia sobre o mote: cool Britannia! Pelo menos, os ingleses disso se orgulhavam!

Um movimento nascido em meados dos anos 90, mas inspirado a cultura pop dos anos 60, que celebrava a liberdade e a honra de se ser inglês. Tony Blair tomava o poder no Reino Unido, e o mundo parecia mais livre, depois de anos de uma Inglaterra mergulhada na política conservadora. Na música, os Oasis e os Blur tornavam-se as figuras centrais deste movimento cool... ao lado das Spice Girls. Nunca os britânicos tiveram tanto orgulho de serem...britânicos e das cores da sua bandeira.

Na música, o país da então Rainha Isabel II era mais irreverente que nunca. Ouviam-se bandas britânicas como Pulp, Elastica, Suede...e visitava-se o cinema para ver as comédias e filmes ingleses como 'Instantes Decisivos', 'Nothing Hill', o irreverente 'Full Monty' e claro, o filme punk de 1996, 'Trainspotting', de Danny Boyle... que celebra este ano os seus 30 anos de existência.

'Trainspotting', de resto, era o filme a ver em 1996. Contava a história de vários amigos, todos adictos à heroína, numa zona pobre de Edimburgo que tentam esquecer a pobreza em que vivem com aventuras no mínimo surreais. Todos tentam  arranjar dinheiro para sustentar o vício que vai crescendo descontrolado. O filme conta com interpretações de Ewan Mcgregor, Kevin McKidd, Robert Carlyle, Kelly MacDonald, Ewen Bremner e Johnny Lee Miller... que dão vida aos personagens da obra escrita por Irvine Wesh, em 1993, e que chegava ao cinema na altura certa ou não tivesse faturado 72 milhões de euros.

Tudo no filme chama à atenção. Os cenários decadentes, a loucura dos personagens e claro...a música que foi escolhida a dedo pelo autor da obra e pelo realizador. O primeiro álbum saiu em fevereiro de 1996 (um ano depois sai outro com temas que também se ouviam no filme mas não faziam parte da banda sonora original) e continha os temas como o famoso 'Lust For Life' de Iggy Pop, 'Temptation' dos New Order, 'Sing' dos Blur, 'For What You Dream Of' de Bedrock featuring KYO...

Mas na memória da maioria de nós ficou gravado apenas um: 'Born Slippy (Nuxx)' dos Underworld...um tema interpretado pelo ponto de vista de um bêbado a cambalear pelas ruas do Soho Londrino. A música, inicialmente, quando foi gravada passou despercebida e em 1995 quase ninguém sabia da sua existência... até o realizador e o autor do livro o ouvirem numa loja de discos, ao acaso e o levaram para a banda sonora de 'Trainspotting'.  'Born Slippy' tornou-se um hino de muitas raves dos anos 90. E um fenómeno pela Europa fora... tornando-se com o tempo um dos temas de música electrónica mais apreciados daquela década.

Numa espécie de celebração para o ano, em Fevereiro estão marcados diversos eventos ligados ao filme e a este tema. Para já o que se pode fazer em Edimburgo, segundo alguns sites é um passeio manhoso por alguns locais onde foram efetuadas filmagens.

Mas prometem em 2026 ter mais para oferecer...Para já sabido é que os Underworld irão dar uma série de espectáculos em Londres entre 5 e 7 de Fevereiro na O2 Academy Brixton (para assinalar os 30 anos da música) e 'Born Slippy' será mais uma vez  o momento de êxtase da multidão.

você vai gostar de...


Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável