'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
WEEKEND

Tudo pronto para JMJ! Papa Francisco chega dia 2 a Lisboa, passa por Fátima e vai beber vinho especial na viagem de avião

Papa Francisco vai estar cinco dias em Portugal para a Jornada Mundial da Juventude com uma agenda cheia. Marcelo Rebelo de Sousa é quem faz as honras da casa e recebe o Sumo Pontífice.
26 de julho de 2023 às 23:00
Papa e Marcelo Rebelo de Sousa
Papa e Marcelo Rebelo de Sousa

A contagem decrescente começou há muito, mas intensifica-se agora que os últimos dias separam Lisboa do início da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que se realiza em Portugal entre 1 e 6 de agosto.

Será uma semana intensa para a capital portuguesa, que literalmente pára para receber o Papa Francisco. Para tal, haverá ruas cortadas ao trânsito, momentos solenes e toda uma nova realidade que se irá manter ao longo da semana, para que aquele que é um dos maiores eventos católicos decorra sem sobressaltos.

A visita do Papa Francisco a Portugal é o ponto alto da JMJ. Chega ao aeroporto de Figo Maduro no dia 2 de agosto e tem uma agenda cheia e meticulosa para cumprir ao longo dos dias seguintes, e que passa por encontros oficiais com os chefe de Estado e de Governo portugueses, uma ida ao Santuário de Fátima e vários encontros previstos com jovens.

A cerimónia de boas-vindas ao Sumo Pontífice acontece logo pela manhã de dia 2 no Palácio de Belém, onde Marcelo Rebelo de Sousa fará as honras da casa. "Sua Santidade o Papa Francisco visitará Portugal, entre 2 e 6 de agosto, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude 2023, que se realiza em Lisboa, estando prevista a sua deslocação ao Santuário de Fátima. O Presidente da República assinala o caráter singular da realização da Jornada Mundial da Juventude no nosso País, sublinhando a importância da visita a Portugal de Sua Santidade o Papa Francisco, momento único e indelével na nossa vida coletiva", pode ler-se na nota da Presidência da República sobre a visita papal.

Nessa mesma tarde, o Papa tem encontro marcado com o primeiro-ministro e preside a uma oração no Mosteiro dos Jerónimos, pelas 17h30.

A AGUARDADA VISITA A FÁTIMA

Ao longo dos dias seguintes, o Papa terá uma série de encontros com jovens. O primeiro frente a frente com os peregrinos terá lugar no dia 3, pelas 17h45, numa cerimónia que acontece no Parque Eduardo VII, que, no dia seguinte, volta a ser palco do encontro da JMJ, com a celebração da Via-Sacra, pelas 18h00, com reflexões escritas por jovens dos cinco continentes.

A tão aguardada visita ao Santuário de Fátima está marcada para dia 5 de agosto, sábado. O Papa irá deslocar-se de helicóptero, desde a Base Aérea de Figo Maduro, chegando à Cova da Iria para rezar o terço com jovens doentes, pelas 09h30, na Capelinha das Aparições.

Papa Francisco em Fátima
Papa Francisco em Fátima

A visita ao Santuário de Fátima termina pelas 11h00, tendo um encontro privado com membros da Companhia de Jesus, no Colégio de S. João de Brito.

Para a noite de sábado, está reservado um dos últimos momentos da Jornada Mundial da Juventude, a partir das 20h45, no Parque Tejo, com a vigília de oração. No domingo, pelas 9h00, no mesmo local, terá lugar a derradeira missa. A JMJ termina na tarde de domingo com um encontro com os voluntários no Passeio Marítimo de Algés.

Pelas 17h30, o Papa estará em Figo Maduro pronto para o regresso ao Vaticano.

O VINHO QUE IRÁ BEBER NO REGRESSO

Os pormenores da visita do Papa a Portugal estão envoltos em grande secretismo. Para além do programa oficial, pouco se sabe. Porém, sabe-se que Francisco deverá viajar num voo operado pela TAP.

Sabe-se também que, na viagem de regresso, será servido ao sumo pontífice um vinho branco produzido pela Quinta da Alorna, em Almeirim, marca responsável pelas referências servidas na classe executiva da TAP desde 2013, e que terá sido recomendado pelo chef Vítor Sobral.

você vai gostar de...


Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável