
É considerada uma das festas mais tradicionais de Portugal, e que todos os anos atrai milhares e milhares de visitantes. Está aí a Romaria d'Agonia que, ao longo de nove dias, transforma Viana do Castelo no centro das mais belas tradições com o ponto alto a acontecer nesta sexta-feira, dia 16, quando mais de mil mulheres trajadas a rigor e com a mais bela filigrana e ouro ao pescoço saem à rua para o emblemático desfile da mordomia.
Este ano, houve ainda mais procura para o desfile que conta com a maior adesão de sempre, mostrando que a tradição não só ainda é o que era como se superou ao longo dos anos, apostando também na inovação.
Assim, na edição de 2024 da Romaria d'Agonia há também espaço para um desfile de crianças, no dia 19, e também um Sunset nos dias 20, 21 e 22 de agosto, no anfiteatro da marina, junto ao rio Lima, com vários DJ ‘s entre eles Miguel Rendeiro e Dj Vibe.
Para esta quinta-feira, dia 15 de agosto, feriado católico, realiza- se a primeira revista de gigantones e cabeçudos, outro dos momentos muito aguardados.O emblemático Desfile da Mordomia, o destaque maior do dia de sexta-feira, 16 de agosto, saí às ruas da cidade às 16:00, com o maior número de sempre de mulheres vianenses devidamente trajadas e ouradas.
Os desfiles continuam pelo fim de semana e no domingo, dia 18 de agosto, realiza-se a tradicional Procissão Solene, que sai Santuário de Nossa Senhora d’Agonia.
Momentos em que Viana se abrilhanta para as festas que chamam, cada vez mais, pessoas dos quatro cantos no mundo, numa festa com forte simbolismo para toda a região.