Notícia

Casas Reais

Isabel II já revelou a data em quer abdicar a favor do Carlos... mas os ingleses querem William no trono!

A rainha comentou entre o seu círculo mais chegado que irá abdicar da coroa aos 95, a favor do filho, Carlos, príncipe de Gales. Mas uma sondagem indica que 58% dos súbditos prefere que seja William a reinar.
Por Isabel Laranjo | 14 de agosto de 2017 às 13:20
Há 65 anos que Isabel II é a rainha de todos os britânicos, naquele que já se tornou o mais longo reinado do Reino Unido. 

Preparada para ser rainha, desde sempre, sucedeu ao pai, George VI, que faleceu aos 58 anos de idade, em 1952.

A nova rainha assumiu o trono britânico com apenas 21 anos de idade e jurou, perante os súbditos: "Declaro diante de todos vós que a minha vida inteira, seja longa ou curta, será dedicada ao vosso serviço e ao serviço da nossa grande família imperial, a que todos pertencemos".

Só que, ao chegar a tão avançada idade, a rainha sente vontade de entregar o trono ao filho mais velho, Carlos, o Príncipe de Gales, pai de William e Harry, fruto do seu enlace com Lady Diana Spencer, a eternizada Princesa do Povo. Este, por sua vez, se aceitar, será o mais velho monarca a subir ao trono, tendo, daqui a 3 anos, altura em que a rainha pretende abdicar do trono, 71 anos de idade.

A rainha confessou perante o seu circuito mais fechado que irá mesmo dar por terminado o seu reinado, aos 95 anos, agora que o marido, o Duque de Edimburgo, se retirou dos eventos oficiais, aos 96 anos de idade.

CARLOS PODE PASSAR O TRONO A WILLIAM

Carlos é o primeiro na linha de sucessão mas, caso não esteja na disposição de reinar, poderá abdicar para William, Duque de Cambridge, o segundo na linha de sucessão.

Este é, aliás, o desejo dos súbditos de Sua Majestade. Segundo uma sondagem publicada pelo 'Daily Mirror', 58% dos inquiridos prefere ver o Duque de Cambrigde, William, no trono. Os britânicos não apoiam Carlos nem aquela que se tornaria rainha de Inglaterra, por casamento, Camilla Parker-Bowles. 

Outro dado curioso é que, apesar de a família real ser bastante popular e respeitada, 17% dos britânicos gostaria de ver a monarquia cair e, desse modo, poder eleger o representante máximo do país através de eleições livres.

O pequeno príncipe George, de apenas 4 anos de idade, ainda pouco entende de monarquias, mas é o terceiro, nesta linha de ascensão ao trono.

Ao jornal britânico 'Daily Mirror', uma fonte oficial da Casa Real confirmou tudo. "Pelo profundo respeito que a rainha tem pela monarquia e sua administração, sua majestade gostaria de garantir que terá feito tudo o que pode  pelo seu país e o seu povo. Sua Majestade está atenta à sua idade e quer ter certeza que, quando chegar a hora, a transição da coroa será perfeita".

De acordo com o comentador especializado em realeza, do 'Daily Mirror', Robert Jobson, a notícia tem sólidas bases."Falei com vários elementos da corte, ao mais alto nível, que deixaram claro que os preparativos para uma transição estão a avançar. Todos confirmaram que uma regência com Carlos, a assumir a liderança é agora, no mínimo, uma possibilidade real".

Comentários

Comentários
este é o seu espaço para poder comentar as nossas notícias!

Mais Lidas

+ Lidas

Instagram

Instagram

Newsletter

Newsletter

Subscreva a newsletter e receba diáriamente todas as noticias de forma confortável