
Carlos Cruz recebeu uma boa notícia esta terça-feira, 26. O Tribunal Europeu dos Direitos do Homem acaba de reconhecer que houve uma violação dos seus direitos durante processo Casa Pia.
Os juízes fizeram saber que as garantias da defesa do antigo apresentador – e dos outros arguidos, Ferreira Diniz, Jorge Ritto e Manuel José Abrantes – não foram respeitadas, uma vez que o Tribunal da Relação de Lisboa recusou a análise de novas provas a favor da inocência.
O processo pode mesmo vir a ser reaberto.
Porém, nem tudo foram vitórias; Carlos Cruz pedia uma indemnização ao estado português, e, segundo o 'Correio da Manhã', o Tribunal entendeu que a admissão dos erros judiciais "é compensação moral suficiente". Os juízes também não se pronunciaram quanto à culpa dos arguidos.
Ricardo Sá Fernandes, o advogado de Carlos Cruz, disse ao 'Público' que esta é uma decisão "revolucionária para o direito português". Recorde-se que Carlos Cruz foi detido em 2013 e condenado a 6 anos de prisão por 3 crimes de abuso sexual de menores. Saiu em liberdade condicional em 2016.
Recorde-se que Carlos Cruz foi detido em 2013 e condenado a 6 anos de prisão por 3 crimes de abuso sexual de menores. Saiu em liberdade condicional em 2016.