
Cláudia Vieira está a enfrentar um drama com a sua mãe, Suzete Vieira, que poderá está a sofrer com uma séria doença psicológica, a acumulação.
Os vizinhos de Suzete, que vive numa moradia em Loures, arredores de Lisboa, acusam a mulher de andar a apanhar lixo e guardar os objetos em casa.
"Ela apanha tudo, coisas velhas, roupas, bocados de mesas, comida para os cães, tudo. Ainda aqui há uns tempos a vi com uma camisola que era minha e ela a esconder a camisola, mas nem lhe disse nada", comentou a vizinha Emília Filipe em declarações à 'TV 7 Dias'.
Os problemas de Suzete Vieira terão começado há cerca de 18 anos, quando o pai da atriz, António, deixou a casa de Loures para viver na Costa da Caparica com outra mulher, com quem gere um restaurante na praia do Castelo.
"Isto começou depois de o marido a deixar, porque quando ele cá estava ela tinha empregada. Ela trabalhou num escritório, mas depois casou, o marido era doutor dos óculos e ele não queria que ela trabalhasse, que era para ela ficar a tratar dos meninos, e ela habituou-se. [...] Ela não fazia nada, era uma senhora. Depois o marido deixou-a e pronto", disse uma vizinha que não quis se identificar.
Além da acumulação de objetos, Suzete estará também a ignorar a higiene da casa. Segundo outra fonte, a casa da mãe de Cláudia Vieira foi invadida por assaltantes, que deixaram um rasto de sujeira e latas no chão, mas Suzete só terá tratado dos estragos 5 anos depois. Também no exterior da casa é visível o crescimento do mato.
As mesmas pessoas que acusam Suzete agora garantem também que Cláudia e os 2 irmãos, Sérgio e Carina, "dão-lhe tudo", mas ela lamenta não ter "reforma, ordenado". "Sou uma pessoa sozinha, não tenho aqui ninguém", dirá Suzete, o que leva os vizinhos a darem-lhe comida, segundo afirmam.
"Leva a gente a ter pena. Tanto que eu dava-lhe de comer", comenta Emília Filipe.
As respostas de Cláudia e Suzete
A mãe da atriz nega as acusações de estar a acumular lixo e não tratar da higiene da casa. "Se lhe disseram isso são pessoas que não têm crédito. Aqui toda gente me considera bem e gosta de mim. Com essas pessoas eu tive de dar desprezo. Não têm crédito. Elas não sabem o que dizem, são pessoas que passam o dia no banco de jardim a falar sobre as outras, a matar os vivos e a ressuscitar os mortos. São pessoas bêbadas", comentou.
Por sua vez, a agência de Cláudia também respondeu. "Como sempre, preservarei a minha vida privada e familiar. Serei sempre e com muito prazer fiel a mim própria e à minha essência. Só tenho a pedir respeito para com os meus familiares, que não escolheram ter uma profissão mediática e que não têm de ser expostos por serem pais, irmãos ou tios de Cláudia Vieira. Somos uma família unida e feliz - assim continuaremos a ser, vivendo tranquilamente no nosso núcleo".
A atriz entretanto decidiu fugir das polémicas com a filha, Maria, e uma amiga para o Ceará, no nordeste brasileiro, onde deve passar o Réveillon.